Livros

Livro – A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

Livro – A História do Mundo Para Quem Tem Pressa

Quando vi esses livrinhos “A História de alguma coisa pra quem tem pressa” fiquei cética e curiosa ao mesmo tempo. Coleção lançada pela Editora Valentina, cada livro tem 200 páginas de puro entretenimento histórico. Confesso que os livros de história que costumo ler são lentos, chatos e nada sucintos. E hoje vou falar desse livrinho que pegou a historiadora de jeito. Um jeito bem legal posso dizer.

Esse livro foi escrito por Emma Marriott, uma historiadora inglesa licenciada em História Contemporânea. Esse é o único livro dela traduzido em português. Achei muito interessante e didática a forma como ela organizou esse livro, afinal, tinha menos de 200 páginas pra organizar a história do mundo.

O livro começa contando a história das antigas civilizações, como os egípcios, e termina com o fim da Segunda Guerra Mundial. É um apanhado histórico muito extenso! Então ela organiza por períodos e dentro de cada período há as subdivisões por localização: Oriente Médio e África, Extremo Oriente, Europa e As Américas.

A leitura é bem sucinta, fácil de ler, sem termos técnicos chatos da história e ainda conta com mapas explicativos. O livro me trouxe à lembrança alguns fatos que eu havia esquecido e ainda me ensinou alguns que eu jamais havia visto, como a história dos povos do Vale do Indo. Ele não se apega tanto a personagens e datas marcadas, mas sim em eventos e os anos em que sucederam, o que torna mais simples a compreensão.

Em 200 páginas lemos sobre a construção das pirâmides, as cruzadas, as grandes navegações e a descoberta do novo mundo. Lemos sobre a revolução industrial e sobre as duas grandes guerras. E muitos outros acontecimentos maravilhosos que mudaram pessoas, mundos e conceitos. Considero um livro guia para qualquer estudo de história, um primeiro passo para se aprofundar em algum assunto. É também um bom instrumento de estudo para vestibulares, concursos e o tão temido ENEM. Parece um livro raso de se ler e eu não indicaria como uma fonte de pesquisa, mas como um índice para você buscar mais informações sobre um assunto. Serve como base e é isso.

Ainda li outros dois livros da série e logo sairá as resenhas. Já leu algum da série? Conta aqui pra mim!

XoXo,
Grazy

No Comment

Leave a Reply


CAPTCHA Image
Reload Image

Sobre Mim

Sobre Mim

Grazy, 29. Casada com o Robson. Mamãezinha do Shih Tzu Dominic.

Categorias

Últimos Posts

Colares masculinos e como usar?

12 de fevereiro de 2019

Brincos nada básicos

9 de fevereiro de 2019

Anuncie

Anuncie

Posts Populares

Pin-me

Leia também

DIY – Background para fotos

10 de agosto de 2015

6on6 – Detalhes

7 de maio de 2016

Wishlist: Livros

28 de julho de 2015