Compras

Aliança: um símbolo de amor.

Aliança: um símbolo de amor.

A palavra aliança vêm do latim”alligare” e significa “unir-se”. No período medieval a palavra ganhou significado de comprometimento mútuo e de laços matrimoniais que unem famílias.

A aliança como objeto de adorno e de significado de amor e união tem uma história longa. Há registro do uso e troca de anéis nas histórias egípcias e hindus, então a tradição remonta de 3.000 a.C. O formato do anel, circular, significa o infinito e o laço que une pessoas. Na Grécia o uso das alianças foi implementado por Alexandre, o Grande e eram usadas no terceiro dedo da mão esquerda, onde a lenda dizia passava uma veia que chegava ao coração. Nessa época as alianças eram feitas de ferro imantado como significado de atração e união.

As alianças de noivado foi implementado por um decreto do papa Nicolau I, no ano de 860 d.C. O decreto previa que os noivos deveriam afirmar publicamente seu compromisso rumo ao futuro casamento. Nesse caso a aliança seria usada na mão direita, passando pra mão esquerda somente no dia do casamento. Conta-se ainda que em 1477, o Arquiduque Maximiliano I de Habsburgo, da Áustria, presenteou Mary, Duquesa de Burgundy com um anel de diamantes, que simbolizavam a solidez do compromisso e a eternidade do sentimento. Assim os anéis de diamante se tornaram muito comuns e desejados para se pedir uma amada em casamento.

Na década de 50 tornou-se comum os casais de namorados trocarem anel de namoro, em jóias mais simples como ouro branco e prata. São usadas no dedo anelar da mão direita. É dado como presente de demonstração do desejo de um compromisso mais sério. As alianças de namoro são joias menos formais e cada casal personaliza o seu, de forma a gravar apelidos e símbolos que os une. Hoje em dia também são usados anéis de materiais diferentes, como ródio.

Hoje em dia eu sou casada, não no papel, mas no coração. Eu e meu marido nunca trocamos alianças, mas eu uso uma de significado muito especial. No dedo esquerdo uso a aliança do casamento dos meus pais. Ganhei deles quando eles completaram 25 anos de casados e trocaram alianças novamente. Apesar de não ser uma aliança de casamento é um símbolo do amor entre pais e a única filha e eu uso com muito amor e carinho.

E você está afim de trocar alianças com alguém especial? Então confere a loja das Lojas Rubi que lá você encontra diversos modelos para todos os estilos, gostos e bolsos. Siga a loja nas redes sociais Facebook e Instagram e apaixone-se pelas lindas jóias.

Você usa alianças? Vai trocar anéis com alguém esse ano? Conta pra mim!

XoXo,
Grazy.

1 Comment

  • Reply

    Carol Daixum

    29 de janeiro de 2019

    O importante é o significado. Independente de ser casado no papel ou não! ♥ Não sabia de muita coisa que você contou, como a veia que chega até o coração. Bem interessante mesmo! Ainda não vou trocar alianças, mas é um dos meus maiores sonhos! 🙂
    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

Leave a Reply


CAPTCHA Image
Reload Image

Sobre Mim

Sobre Mim

Grazy, 30. Casada com o Robson. Mamãezinha do Shih Tzu Dominic.

Categorias

Últimos Posts

Colares masculinos e como usar?

12 de fevereiro de 2019

Brincos nada básicos

9 de fevereiro de 2019

Anuncie

Anuncie

Posts Populares

Blog Day!

31 de agosto de 2017

Amigo Caneca: Old Mail

19 de outubro de 2015

Pin-me

Leia também

A.Craft Planner

12 de dezembro de 2016

Rapidinhas…

16 de outubro de 2015

Bizarrices?

9 de setembro de 2016