Pantera Negra

Demorei mais do que eu gostaria para fazer um review de Pantera Negra por motivos de não estou sabendo lidar. O filme foi marcante por diversos motivos, que serão explorados nesse post, e por abrir uma nova fase no MCU. Talvez isso seja coisa da minha cabeça mas é a impressão que eu tive ao acompanhar esse filme maravilhoso.

Pantera Negra se passa após os eventos de "Capitão América: Guerra Civil" onde fomos apresentados ao príncipe T`Challa. Nesse novo filme ele retorna ao seu país natal, Wakanda, onde passará pelos rituais para se tornar rei. Porém, um perdido membro da família se revela e deseja o trono. T`Challa precisa encontrar uma forma de manter seu povo salvo e feliz e ao mesmo tempo decidir o destino de Wakanda perante o resto do mundo.


Primeiro preciso dizer que o filme segue com a qualidade estonteante de cenas de ação e efeitos que a Marvel produz. Além disso manteve a expectativa dos fãs do universo nas alturas, com boas referências e trilha sonora totalmente condizente, tanto no que diz respeito à Wakanda quanto à periferia na Califórnia. Senti que o vilão não foi tão aproveitado, mas isso é bem comum nos filmes da Marvel, filmes curtos onde exploram outros lados da história. Porém confesso que a marra dele me deixou profundamente irritada.

Tu quer representatividade? Dos atores do filme 90% são negros, como era de se esperar sobre um filme de uma comunidade africana. Além disso ele traz a música e a cultura da África de forma compacta e que funciona numa comunidade praticamente fictícia. Os elementos são visíveis e lindos. Além disso as mulheres do filme tem forte impacto e não aparecem como elementos românticos. Nakia (ex do T`Challa) é visivelmente uma mulher preocupada com o mundo e quem vive nele, é bem ativista. A irmã dele, Shuri, é uma brilhante cientista, inventora capaz de transformar vibranium no que quiser. Okoye é a general do que podemos chamar de exército real, que também é composto apenas de mulheres. Okoye é minha personagem favorita! Não é clichê. É palpável. E lindo.


É um acerto em cheio da Marvel. Tem ação e apenas uma pitada de comédia, o que me leva a crer que estamos entrando em uma era onde os filmes vão mudar um pouco seu foco. Sabemos que Guerra Infinita nos trará algumas perdas e acredito que Pantera Negra é a transição do cômico para o maduro, mas não acredito que será dark e nem espero que seja.

O importante é que Pantera Negra é, além de representatividade, um diferencial do universo MCU sem perder a essência que o torna parte desse universo. Um filme cheio de história e momentos memoráveis. Não vejo a hora de rever.

Você viu? Conta pra mim!

XoXo,
Grazy

8 comentários

  1. Só vim dizer que NÃO consegui assistir esse filme em cartaz e estou esperando sair pra comprar... =/ ai fico aqui só na vontade mesmo ahuahuhauhauha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não passe vontade e se jogue num torrent. Depois você compra e se redime amigã!

      Excluir
  2. Eu adorei o filme, é maravilhoso e a Marvel acertou em cheio mesmo! Ansiosa pra guerra infinita!
    Beijinhos, Grazy <3

    ResponderExcluir
  3. Oi Grazy! Eu não acompanho esse universo dos super-heróis, mas confesso que fiquei com vontade de assistir Pantera Negra, justamente por ele explorar tão intensamente a cultura negra (algo raro de se ver no cinema, né?). Animada. Beijo :*

    ResponderExcluir
  4. Vi ainda não, mas estou ouvindo e vendo falar taaaanto. Estou tão perdida, só consigo assistir pedaços dos filmes, não sei se vou conseguir entender esse. Vou ter que assistir Capitão América direito do começo ao fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, tente assistir os anteriores sim. Principalmente Guerra Civil. Mas não se apegue tanto a eles para Pantera Negra. Pode assistir sem medo.

      Excluir