Livro: Bowie - A Biografia

Ainda me lembro quando recebi esse livro e fiquei encantada pela capa meio holográfica e toda brilhante. Bowie havia morrido apenas a alguns meses e, apesar de conhecer os seus maiores sucessos e o ícone que foi tanto para a música quanto para a moda, de nada sabia sobre ele, pessoa. Esse livro que se diz uma biografia foi uma grande surpresa, mas não sei se considero uma surpresa boa. Ele conta sobre seu nascimento e infância e como foi destinado ao sucesso pela perseverança do pai, algo que ele herdou. David Robert Jones tinha um nome de pirata e quem conhece história dos mares ou "Piratas do Caribe" lembra na hora de Davy Jones! Mais tarde criou um nome artístico para si. 


Eu não sei se o livro fala tanto sobre ele quanto eu gostaria. Eu não compreendi muito suas paixões, nem gostos pessoais além do sexo e das drogas. David era um espírito livre e gostava do que era diferente, luxuoso e confortável, isso é fato durante a leitura. Dava grandes festas e se relacionava com muitas pessoas ao mesmo tempo e de diferentes orientações sexuais. Era uma amante do prazer. Mas me pareceu que o livro só foca nisso.


Senti falta de ler sobre algumas composições: o livro aborda muito por cima tais fatos e apenas sobre músicas realmente famosas. Narra sobre seus casamentos, bem breve sobre o último. Sobre seus filhos as passagens são curtas. O que me interessou foi a narrativa sobre as suas participações em filmes, porém essas também não são tão significativas e eu encontrarias as informações facilmente na página do Wikipédia.

É um livro lindo, bem diagramado, mas a escrita é pobre. Um artista complexo renderia bem mais que suas aventuras sexuais e suas viagens ilícitas. A autora se baseou em entrevistas de revistas, outros livros e programas de TV e me pareceu uma pesquisa pouco aprofundada, feita às pressas para vender o livro no "calor" da morte do artista. Dentre cinco estrelas eu daria 2. Uma estrela e meia pela capa e capricho da edição.

Bowie - A Biografia foi escrito por Wendy Leight e saiu pela editora Best Seller.

Como seria a capa se a pesquisa fosse mais aprofundada?


XoXo,
Grazy

Esse livro foi uma cortesia do Grupo Editorial Record. Obrigada ♥♥♥

6 comentários

  1. Que pena que não fez jus ao artista, a capa é realmente linda.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  2. Que triste. Uma capa tão bonita, um artista que conquistou tantos fas mas uma escrita pobre, focando só em uma parte da vida dele.
    Imagino os fas esperando doidos para ler e se decepcionando. Não gostava tanto dele, mas...
    Bjs flooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/08/20/canyons-de-xingo-se-beda20/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pri. Eu não sou fã e li bem por curiosidade de saber mais. Vou precisar procurar mais fontes!
      Bjs.

      Excluir
  3. Uma pena a escrita ter deixado a desejar focando-se basicamente na parte mais óbvia (sobre sua sexualidade por exemplo). A capa é realmente muito bonita e chama a atenção!
    Beijos ♡
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir