Documentários Brasileiros

Oi gente! Hoje é o Dia do Documentário Brasileiro. Pra quem não sabe, eu já trabalhei na produção de um documentário, mais especificamente na pesquisa histórica para ele. Foi bem legal ver o meu nome subir nos créditos e deixar a minha marca para a posteridade. Indicarei ele e onde vê-lo no final do post.

Essa lista tem os documentários que já assisti e alguns que estão na minha lista. Vem ver!


Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos

Esse filme é de 1999 e foi dirigido por Marcelo Masagão. Eu já falei sobre ele num post bem especial (clique aqui pra ler) e eu sempre vou recomendá-lo. Marcelo se inspirou no livro A Era dos Extremos, do historiador Eric Hobsbawn e fez uma compilação de imagens, sons e fotografias para contar a história do século XX. Com trilha sonora marcante de Wim Mertens o telespectador acompanha o avanço tecnológico, duas guerras, imagens de ditadores, a loucura do mundo e a simplicidade da vida das pessoas. É intenso e é meu filme-documentário favorito!

Janela da Alma

Documentário de Walter Carvalho e João Jardim, de 2001. Assisti esse documentário na aula de fotografia, ainda na faculdade. Com o depoimento de 19 pessoas com problemas visuais ele te faz pensar na forma como se vê, vê os outros e vê o mundo. Dizem que nossos olhos são a janela da alma e esse filme explora a forma como percebemos as coisa com o olhar e nos atrai com diversas imagens, com e sem foco, cheias de informação ou desoladoras. É um bom documentário e tem, dentre seus entrevistados, José Saramago.

Holocausto Brasileiro

Documentário de 2016, baseado no livro homônimo de Daniela Harbex e dirigido pela escritora e por Armando Mendz. O documentário explora o cenário descrito no livro, o Hospital Colônia, um tipo de sanatório que era tratado também como depósito de pessoas "não aceitáveis". Ele narra, juntamente com as imagens, como era o espaço e como eram tratadas as pessoas até o fechamento do hospital em 1980. Estima-se que aproximadamente 60 mil pessoas morreram nas dependências do hospital. Já li o livro e vi o documentário e, apesar de ter sido tratada de forma muito branda (opinião de mineiros que conheci) é material instrutivo para se iniciar uma pesquisa.

Círculos

Dirigido por Cíntia Bittar, catarinense ♥, em 2016. Assisti esse documentário no History e ele fala sobre o surgimento de círculos em plantações, no oeste de Santa Catarina. O legal nesse documentário é que ele até tenta desmascarar os círculos, pois algumas pessoas tentaram recriá-los com diversos tipos de ferramentas. Para quem se interessa por ufologia é algo bem interessante. Tem vários pesquisadores mostrando seus pontos de vista e é bem produzido.

O Chão de Minha Terra: A Vida de Nereu Ramos

Dirigido por Diego Lara e Fernando Leão em 2009. Tenho muito carinho por esse documentário pois tive a oportunidade de deixar minha marca no mundo através dele. Foi uma época de renascimento e felicidade na minha vida e por isso me marca tanto. O documentário conta a trajetória de vida e política de Nereu Ramos, que nasceu em Lages-SC e foi o único catarinense a chegar à cadeira da Presidência do Brasil. Junta-se imagens de entrevistas com familiares e pesquisadores além de fotografias e áudios. Você consegue assisti-lo no YouTube clicando aqui.


Já assistiu algum deles? Conta pra mim!

XoXo,
Grazy

6 comentários

  1. Oláá! Tudo bem?
    Confesso que não sou muito de documentários.. Mas acho que me interessaria pelo Círculos e Janela da Alma!
    e que máximo que você já trabalhou na produção de um! Deve ser uma emoção ver o seu nome aparecendo lá! ^^
    beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nesses meus 20 anos de vida eu só assisti um documentário, acredita? É vergonhoso, eu sei. Mas foi um documentário muito bom, se chama Elena, super recomendo ele, ah, ele também é nacional!
    Nunca tinha ouvido falar desses documentários citados e fiquei bastante interessada. Já vou anotar o nome deles para conferir depois :)

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
  3. Oiii, td bem? Eu vi seu blog no grupo Blogueiros Geeks e resolvi dar uma passadinha
    Podem falar o que dizer da produção cinematográfica do Brasil, mas eu a adoro ♥
    Na Netflix eu já vi uma série de documentários brasileiros muito bons sobre os judeus aqui no nosso país durante a Segunda Guerra e também um sobre economia.
    Eu adorei as suas recomendações e agora eu TENHO que procurar, principalmente Holocausto Brasileiro e esse primeiro, meu professor me fez ler A Era dos Extremos em uma disciplina da universidade e por isso eu já sei de tudo sobre esse livro hahah, mas é ótimo ♥
    Eu moro em Roraima (na fronteira com a Venezuela), e muitos venezuelanos estão vindo aqui fugir da crise e uma prof minha está até fazendo um documentário com outras pessoas :)

    Até :* ♥
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Beatriz! Veja os docs mesmo, tenho certeza que você vai gostar.

      Excluir