Limpando o fogão sem danos.

Gosto muito de comer e sempre faço uma bagunça quando cozinho. Depois dá uma preguiça de colocar tudo em ordem! Porém, não dá para deixar para depois uma das tarefas: remover os resíduos, manchas e gordura do fogão.

Um doseletrodomésticos mais importantes da cozinha muitas vezes é deixado de lado quando se trata de higiene e manutenção. Deixar a limpeza para o dia seguinte pode não apenas danificar o fogão como também comprometer a saúde pois o acúmulo de restos de alimentos e gorduras facilita a proliferação de micro-organismos. Sem contar que deixar para depois torna mais difícil limpar adequadamente o fogão. Confira algumas dicas para manter a longevidade do seu fogão e deixá-lo livre de impurezas e resíduos.

5 formas de limpar o fogão corretamente 

Não deixe a higiene para depois! 

Se você  não deixar acumular gordura por muito tempo no seu fogão torna-se mais fácil limpá-lo, uma vez que o hábito de “deixar para depois” dificulta a higienização do eletrodoméstico. Isso significa que na hora de finalmente limpá-lo será muito mais complicado remover manchas, sem contar que a sujeira pode comprometer o desempenho do fogão e até mesmo danificá-lo.


Cuidado redobrado antes da limpeza!

Antes de iniciar a limpeza, é preciso desligar o fogão e fechar o registro para evitar choques elétricos e vazamento de gás. Espere as bocas e as grades esfriarem até a temperatura ambiente para começar a faxina. Jamais jogue água, produtos ou pano molhado no fogão ainda quente: a mudança brusca de temperatura ocasiona manchas e rachaduras no eletrodoméstico. Remova as grades e comece higienizando o tampo. Primeiramente, utilize um pano úmido para remover o excesso de resíduos. Em seguida, utilize um produto próprio para a limpeza de fogão: o mais recomendado para limpar profundamente o fogão é um desengordurante.
Jamais utilize objetos perfurantes ou produtos abrasivos ou à base de álcool para retirar restos que grudam na superfície, caso contrário, seu eletrodoméstico ficará com marcas e arranhões. Para retirar a sujeira mais difícil, utilize água com bicarbonato de sódio e em seguida seque com um pano limpo. Atualmente há diversas opções de marcas no mercado e os produtos na embalagem borrifadora são os mais práticos e econômicos. Após borrifar o desengordurante, deixe agir por três minutos e remova com o lado macio da esponja para secar.

Limpeza simples ou profunda?

Há dois tipos de limpeza: uma mais superficial e rápida e outra mais meticulosa e demorada. A limpeza simples consiste em apenas um pano úmido com um pouco de detergente neutro e em seguida um pano seco para finalizar. Por outro lado, a limpeza profunda tem várias etapas e exige mais tempo e dedicação. Para limpar profundamente, retire a grade e as bocas, deixando-as de molho em uma solução de 300 ml de vinagre para 1 litro de água. Enquanto isso limpe com uma esponja macia e detergente neutro a base e a tampa, secando posteriormente com um pano. Em seguida, aplique um produto específico para as grades e deixe agir por dez minutos. Para retirar os resíduos utilize água e detergente. Por fim, retire as bocas da solução e esfregue com uma palha de aço para remover a sujeira incrustada. Seque bem após o processo e, se houver necessidade, utilize um desentupidor de fogão para desobstruir as bocas.

Atenção no painel e botões!

Você sabia que os botões do seu fogão contêm mais micróbios do que o botão da descarga do banheiro? Por isso, é fundamental limpá-los cuidadosamente com um pano úmido todos os dias. Outra parte delicada do fogão é o painel: o ideal é limpar delicadamente com um pano limpo e úmido, evitando esponjas e outros itens que podem arranhar e danificar o painel.

Gostou das dicas? Tem uma diquinha infalível? Conta pra mim!

XoXo,
Grazy
Esse é um publipost  e ajuda a manter esse blog ♥ . 

2 comentários

  1. Oi, amei das dicas e muita coisa eu não sabia. Sou marinheira de primeira viagem neste negócio de dona de casa. Vim morar com Gilmar e ele já tinha aqui um fogão que era da mãe dele. Tem alguns arranhões que realmente não saem e até manchas. Pretendo comprar um novo e colocarei melhor tuas dicas em pratica.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si! Boa sorte na nova fase da vida. Espero que minhas dicas te ajudem muito!
      Beijo

      Excluir