Livro - A Fantástica Fábrica de Chocolates



Quando eu estava no ensino médio costumava frequentar a biblioteca da escola onde estudava. Lá descobri alguns livros incríveis, inclusive esse clássico escrito por Roald Dahl. Na época o remake do filme estava sendo rodado e logo sairia nos cinemas. Só tive acesso ao DVD do filme já em 2006, quando eu entrei na faculdade. Mas eu tinha lembranças do filme antigo, o musical de 1964, que passava de vez em quando no SBT. Então foi uma leitura super prazerosa, deliciosa mesmo de ler.

Quando decidi comprar um exemplar optei por procurar pela mesma capa da edição que peguei emprestado na biblioteca da escola. Encontrei essa edição no Estante Virtual e foi menos de R$ 20 com frete. Veio em ótimo estado, tem uma anotação de criança no final à lápis. Mas a graça de você comprar um usado é que ele vem com uma história anterior né?

O livro conta a história de Charlie, um menino pobre que vive com seus pais e seus quatro avós numa humilde casinha. Na sua cidade fica a fábrica de chocolates Wonka, que produz as mais incríveis guloseimas e é um mistério. Da fábrica só saem os produtos, ninguém chega pra trabalhar. Mas o mistério será desvendado quando o sr. Willy Wonka decide colocar em suas barras de chocolate 5 convites dourados, que permitirão acesso de 5 sortudas crianças à fábrica.


Como qualquer história infantil ele é cheio de lições, lições sobre humildade, lealdade e amor. A simplicidade de Charlie, que ganha apenas uma barra Wonka por ano, se destaca diante de outras 4 crianças que são mimadas ou simplesmente conseguem tudo o que querem.

A leitura te faz viajar no universo dos dois filmes, porém a narrativa escrita foi a base para o filme remake, o que eu lembro do musical de 64 que tem no livro e não tem no remake é a cena onde o Charlie e o avô experimentam um refrigerante que faz flutuar! No geral, o remake é 90% semelhante ao livro.

É uma leitura doce, leve e prazerosa. Maravilhosa pra quem quer começar 2017 com alegria e simplicidade. Essa edição é da editora Martins Fontes e foi publicada no ano 2000. Seria lindo uma edição capa dura, com convite dourado e tudo! ♥

Você já leu? Conta aqui pra mim!

XoXo,
Grazy

8 comentários

  1. Acredita que eu não sabia que tinha livro? hahaha #quevergonha Eu só vi o filme com o Johnny Depp e eu acho incrível. <3 Dica mega anotada! Ótimo jeito de começar o ano, né? E com certeza a graça de comprar livro usado é essa. Mostra depois o que vem na anotação.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, leia e veja os filmes! É bem bacana fazer o comparativo depois.
      Beijos

      Excluir
  2. OMG! Eu não sabia que os filmes tinha livro #shameonme preciso ler Grazi!! Vou colocar na lista de clássico pra ler este ano!

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  3. Que delicia, pela resenha sinto que o livro traz essa pureza é simplicidade. A fantástica fabrica de chocolate me despertava a imaginação ( eu achava que a fabrica de chocolate aqui do Espirito Santo era igual a do filme haushaus). O livro deve ser mais lindo ainda, vou coloca-lo na lista. Não sei se leio esse ano, mas pretendo le-lo. Beijos <3 http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais Joicy e ele é tão curtinho que acredito que você consegue adicioná-lo no meio das outras leituras!
      Um beijão.

      Excluir
  4. Amo esse livro. Lembro-me que foi ele que me apresentou o mundo da leitura, ele significa muito pra mim. Assim como você, costumava lê-lo na biblioteca da escola, relia sempre que podia, a bibliotecária dizia que ele vivia mais na minha casa do que na biblioteca e eu nunca me cansei de ler ele. Hoje tento compra-lo, assim como você, queria encontrar com a mesma capa do que eu lia na biblioteca. Ainda não encontrei, mas não vou desistir, aprendi isso com o Charlie.
    Ass: Mariana Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Encontrei esse exemplar no site Estante Virtual! Procura por lá! Boa sorte!

      Excluir