Como limpar seu ar condicionado.

Desde quando você não limpa seu ar-condicionado? Se você não lembra essa resposta é porque provavelmente já está na hora de higienizar novamente. A limpeza de filtro precisa ser realizada a cada semana. Além disso, há também a manutenção periódica semestral, que é fundamental para prevenir problemas com seu aparelho. Aqui em casa nós mesmos fazemos a manutenção e é super simples!

3 Motivos para manter seu ar-condicionado limpo:

Saúde da família: A higienização semanal do filtro do ar-condicionado Split e Janela é fundamental para o lar, já que mantém o ar puro. Dessa forma, a saúde das pessoas da sua casa não fica comprometida com as impurezas que deixam de ser retidas quando o filtro do equipamento está sujo.

Prolonga a vida útil do ar-condicionado: A limpeza periódica do ar-condicionado é uma necessidade inclusive para quem deseja que o aparelho não estrague rapidamente.

Menos consumo de energia: quando o ar-condicionado está limpo, o equipamento não precisa trabalhar mais para deixar o ambiente gelado. Dessa forma, você evita o consumo excessivo de energia elétrica.

Como limpar ar-condicionado split:


Limpar os modelos de ar-condicionado Split é algo mais simples do que se imagina. O primeiro passo é se certificar de não utilizar produtos abrasivos e outros que possam danificar o aparelho. A dica é sempre dar uma olhada no manual antes de começar a limpeza para lidar mais facilmente com o equipamento e descobrir se há algum produto de limpeza recomendado pelo fabricante.

Limpando o painel do aparelho 
Após estar ciente desses detalhes, basta retirar a parte da frente do aparelho. O painel do ar-condicionado Split deve ser higienizado com um pano seco e macio. Se estiver muito sujo, use um pouco de água morna.

Limpeza de filtro do ar-condicionado Split 
Assim que o painel do equipamento estiver seco é a vez do filtro do ar-condicionado Split. Na unidade interna do aparelho, desencaixe essa peça. Com o filtro em mãos, é só lavá-lo com sabão neutro e água.

Você só pode colocar o filtro de volta no ar-condicionado quando ele estiver completamente seco. E pronto! Outra opção é passar o aspirador de pó no filtro. Assim fica ainda mais fácil realizar a limpeza! Ao finalizar, basta encaixá-lo de volta na unidade interna do aparelho. Mas, certifique-se que a peça está seca antes.

Como limpar ar-condicionado de janela 


Limpar os modelos de ar-condicionado de janela é tão simples quanto os aparelhos Split. O procedimento é praticamente o mesmo. Primeiro você irá limpar o painel e depois o filtro.

Limpando o painel 
Abra o aparelho retirando o painel frontal. Depois é só passar um pano seco bem macio no equipamento cuidadosamente. Quando estiver bem limpo siga para a próxima etapa.

Limpeza de filtro de ar-condicionado de janela 
Desencaixe o filtro do aparelho. Depois, cuidadosamente, passe um pano umedecido com água e use sabão neutro para limpar essa peça. Assim que estiver totalmente seco é só colocar o filtro do ar-condicionado de janela de volta no lugar. E pronto, limpeza concluída!


Manutenção preventiva também é necessária!

Outra dica para manter seu ar-condicionado funcionando sempre bem é realizar manutenção periódica. Mesmo que seu aparelho não apresente nenhum problema, é preciso levá-lo ao técnico, ao menos, a cada seis meses. Dessa forma, você ajuda a prolongar a vida útil do seu equipamento.

Fique atento à vazamentos, problemas e avisos que seu ar-condicionado pode apresentar! E lembre-se sempre de fazer uma manutenção com empresas especializadas, para evitar estresses maiores.

Diz aí pra mim se você faz a manutenção do seu aparelho!

XoXo,
Grazy

4 comentários

  1. Eu só não faço a limpeza porque não tenho um, mas na casinha nova se Deus quiser vai ter porque vou precisar sobreviver ao calorzão de SP rsrs

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz manutenção sempre Sté, o nosso deu probleminha porque foi mal instalado :/

      Excluir
  2. Ai, nem me fala em ar condicionado Grazy! O meu do quarto deu um problema e estou esperando ele voltar da manutenção... nesse caloooor do Rio. Aff!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca Cá! Se aqui tem feito calor imagina no Rio! Que volte logo!

      Excluir