Fogão ou Cooktop? Oh dúvida!

Eu e Robson estamos fazendo pequenos reparos no apartamento, como pintura nova, encanamento e melhorando a decoração. Para mim, com certeza, a grande realização será reformar a cozinha. Como esse é um projeto bem caro, estamos na fase de planejar e pensar, para um dia tirar do papel (o mais breve, espero eu, amém). Pesquisando por aí me deparei com muitas inspirações, mas surgiu uma dúvida: fogão ou cooktop?

Meu marido é síndico do prédio e fizemos reformas no salão de festas, inclusive trocamos alguns eletrodomésticos que lá ficam. Muito pesquisamos para saber o que seria melhor colocar lá em termo de fogões e optamos por um cooktop de 5 bocas. Acabamos optando por um forno elétrico separado. Como o espaço não é muito usado, acredito ter sido uma ótima opção. A mesma escolha foi feita na casa dos meus pais quando eles reformaram a cozinha: fogão cooktop, aquele pretinho sabe? Confesso que eu gosto mais dos modelos em inox, pois têm durabilidade maior.

Decoholic | Shoko Design | The Loft Fitness (offline)

Em casa eu uso um fogão Bosh, embutido no armário, antigo mas ótimo! Ele tem forno a gás acoplado, que é ótimo também. Pesquisando por aí, cheguei a conclusão que para mim o melhor é o fogão com o forno embutido. E tem tantas opções! Com certeza o meu preferido são os modelos com dois fornos (um maior e um menor). Eu quase não gasto gás, então para mim seria a escolha certa!

Para sanar qualquer dúvida sobre o que escolher, liste suas necessidades:

  • Minha cozinha será planejada? Se a resposta for sim dá pra optar por fogões cooktop ou de embutir. Se você comprar uma cozinha pronta, os fogões de chão, com pés, são mais adaptáveis.
  • Eu preciso de um forno? Se sim, eu o uso com frequência? O que é mais prático para mim? Eu parti da minha experiência: eu preciso de forno, uso com uma frequência considerável e será prático para mim ele estar num nível mais baixo e perto do fogão. Então o "multiuso" já seria bom, eu não precisaria comprar um forno e nem planejar um espaço para ele!


Você também pode escolher um cooktop de acordo com o seu modo de vida e a quantidade de pessoas que moram na sua casa. Hoje em dia existem cooktops a gás, elétrico e por indução e a quantidade de "bocas" vai de 1 a 5. O de indução, por exemplo, requer panelas específicas, mas o seu tamanho é menor e, portanto, mais prático pra quem mora sozinho ou quase não cozinha. Elétricos e por indução não gastam gás, então calcule o que será melhor pro seu bolso!

Em caso de dúvidas converse com arquitetos, designers de interiores e leia muito sobre os tipos de fogão. Com certeza você encontrará um perfeito pra você!

XoXo,
Grazy

6 comentários

  1. Cooktop de indução é uma coisa incrível, fico olhando e pensando: que bruxaria é essa? Hahahaha
    Na minha humilde residência optamos por cooktop e forno elétrico separado por causa da configuração da cozinha e achei que ficou bem bonito e funcional!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho o de indução incrível!! O bom é que hoje em dia temos opções diferentes para atender todas as necessidades. Somos sortudos!
      Beijos Anne

      Excluir
  2. Oii Grazy, ótima maneira de chegar a escolha certa. Eu ainda balanço muito entre o cooktop e o de embutir. Mas vamos ver quando eu tiver minha casa própria.rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que com seu talento não vai ter como escolher errado!
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, adorei essa dica de fogões com dois fornos! Parece coisa óbvia, mas nunca tinha pensando sobre (talvez porque ainda não tenha chegado nessa fase da vida em que preciso comprar um fogão, hehe)

    Yellow Ever Shine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, chega uma época na vida da gente que a gente não liga pro que vai escolher pra colocar na parede do quarto, mas é super importante a escolha do fogão, hahahaha.

      Excluir