Livro: Persuasão


No ano passado me apaixonei perdidamente pelos romances da Jane Austen. Li Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade e Emma, todos emprestados da minha mãe. Depois do amor pelo livro decidi desejar as edições lindas que a Martin Claret lançou e acabei ganhando as duas no Natalversário. Quando as reformas aqui de casa começaram (começamos pela reforma da fiação elétrica), fiquei sábados inteiros sem energia e pude colocar as minhas leituras em dia. Persuasão foi lida em um desses finais de semana. Quando eu tava lendo esse livro eu lembrava daquela propaganda da Open English, do persueychon.

Persuasão foi o último romance completo escrito por Austen e tem ligações com o romance A Abadia de Northanger. Como eu li todo bagunçado, Abadia será o último livro de Austen que irei ler (já terminei também Mansfield Park, logo sai resenha).


Persuasão é a história da jovem Anne Elliot, filha de um baronete que já foi noiva do inteligente Frederick Wentworth. Porém acaba rompendo o noivado pois sua amiga Lady Russel não considerou que a união fosse favorável à moça. Anne é a irmã do meio, sendo Elizabeth a mais velha, que cuida da casa, e Mary, que já é bem casada. Depois de muitos anos e acontecimentos Anne reencontra seu ex-noivo, que nesse momento aparenta estar muito interessado em sua vizinha/concunhada. É claro que muitas idas e vindas acontecem, outros personagens masculinos e femininos fazem parte das cenas e a persuasão dos amigos e famílias, na hora de escolher os parceiros, é a chave dos romances desse livro.


Eu gostei muito dessa narrativa da Austen. Ela se diferencia pelo fato de Anne não ser mais uma jovem menina, ela já fora noiva e o livro já inicia esse fato. Porém ela se sente muito influenciada pela Lady, sua amiga, a quem ela julga ter mais conhecimentos que ela. Nesse livro a família de Anne, antes muito bem de vida, se vê alugando sua propriedade e indo viver de forma menos abastada, em um lugar mais simples para conter os gastos do pai e da irmã mais nova. Isso é muito interessante porque nas demais histórias se trata de famílias ou com menos fortuna tendo de viver em contenção e que ascendem socialmente, ou no caso de Emma, uma família bem constituída social e economicamente. Com Persuasão vemos que por mais ricos e sociáveis sejam as famílias elas poderiam acabar em desgraça sem contenção.

É um livro bem curto, pois quando ela escreveu,  já se encontrava doente, doença essa que a levou à óbito. O interessante de Persuasão é que Jane escreveu dois finais para ele e os dois finais estão nessa edição. Ele é basicamente a mesma coisa, o que muda é que uma versão é estendida, tem um pouco mais de detalhes e gosto mais dessa! Li por aí que as edições lançadas pela Martin Claret (tanto esses de luxo quando os mais simples) tem as duas versões. Vale pesquisar na hora de comprar!

A minha edição é da Martin Claret e como no mesmo livro tem outros dois romances não sei ao certo o número de páginas que li, hahahaha. Mas são umas 205 páginas basicamente. Essa edição é impecável e deve estar em todas as estantes de quem é fã!

Já leu? Conta pra mim o que achou e vamos trocar umas ideias!
XoXo,
Grazy

6 comentários

  1. Eu quero muito esta edição, você não faz ideia do quanto.
    Achei a capa tão linda, que quero comprar e ler td de novo ahiuhaiuhauihau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda demais Clay! Sou apaixonada por esses livros ♥♥♥

      Excluir
  2. Eu vi essas edições na loja e apaixonei. NUNCA li um livro de Jane, e tô super querendo tentar ler depois que terminar os que estão por aqui hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Chell, os livros dela são tão gostosinhos de ler! ♥ Leia sim!

      Excluir
  3. Eu quase comprei essa edição por impulso, porque é linda demais! Tenho até amostra no Kindle, mas nunca li, da Jane Austen só li Orgulho e Preconceito mesmo, um fato que eu quero mudar. Quem sabe quando eu tiver menos livros pra ler, haha.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito com certeza é o melhor, mas os demais merecem atenção sim Bia. Tô terminando o último que me falta dela!
      Beijos

      Excluir