Trabalho: Trabalhando com Moda (BEDA #11)

Em 2014, trabalhei alguns meses em um estúdio de moda. Nesse estúdio criava-se catálogos de diversas marcas, principalmente de moda infantil. Aqui em Santa Catarina há uma infinidade de marcas e malharias e algumas empresas investem mesmo em imagem, design e material gráfico.
Além de trabalhar diretamente com moda eu cursei Consultoria de Moda pelo SENAC. Apesar de não ter trabalhado intensivamente nessa área o curso me ajudou muito quando trabalhei no estúdio, por compreender algumas coisas, principalmente em relação às pessoas. Trabalhei diretamente com Produtoras de Moda e Cenografia, fotógrafos, modelos e outros profissionais.

A diferença entre Produtor de Moda e Stylist: O Stylist é aquele que vai ligar com as roupas, acessórios e makes que combinam entre si. O Produtor é o que faz o barco todo andar: luz, cena, modelos, pessoal...

O Consultor ou Stylist é aquele que atende às necessidades de seus clientes ou do desfile que atende. Ele é o responsável por criar os looks, dar dicas de moda e fazer com que tudo "orne". Cabelo, maquiagem e acessórios são de responsabilidade desses. Quando cursei Consultoria aprendi muito mais do que combinar sapato e bolsa, aprendi a respeitar o estilo pessoal de cada um, atender às necessidades financeiras de quem te contrata e principalmente a atender bem qualquer pessoa que contrata seus serviços independentemente da sua aparência. No meu curso havia muitos lojistas e seria ótimo que todas as lojas da área de Moda recebessem essa instrução. Já cansei de ser mal atendida ou não atendida por lojista por estar com uma roupa mais simples ou por ser tamanho 48.

Kaboom Pics

O Produtor de Moda pode fazer muitas coisas. Eu, por exemplo, trabalhei com Produção Executiva. Depois de decidido pelo cliente como seria a produção eu corria atrás de Locação e fechava o contrato, agendava Catering (alimentação), selecionava previamente modelos e enviava para o cliente e depois fechava com as agências os escolhidos, mandava email agendando profissionais: produtores de moda, maquiadores, cabeleireiros, film maker e muitas vezes agendava transporte e hospedagem. Quando a equipe toda ia junto, incluindo modelos, eu precisava montar um itinerário de horários e endereços. Além de montar toda uma documentação como um "roteiro" do dia das fotos bem como o contato de todas as pessoas envolvidas. Precisava de muita atenção e organização e nem sempre foi um mar de rosas! No dia das fotos tudo deveria sair perfeitamente dentro do cronograma, o que me tirava a paciência pois tinha que agilizar tudo nos bastidores. Mas depois, ver um trabalho finalizado dava até orgulho! Nada glamouroso, bem corrido e muito, mas muito suado!

Trabalhei diretamente com uma Produtora de Moda incrível, uma vitrinista maravilhosa aqui da região, que monta os cenários mais incríveis pra qualquer produção. Como trabalhávamos com a roupa dos clientes (marcas), a produtora ia até eles e ajudava nas composições e acessórios. Geralmente as marcas têm suas próprias produtoras. A Produtora contratada por nós geralmente fazia o trabalho de cenografia, que parece uma delícia de se fazer! Ela me contou que algumas coisas fazia contrato para aluguel e outras para empréstimos. Também é um trabalho que demanda tempo, disposição, boas referência e olho clínico!

Designers Pics

Na faculdade eu fiz boas pesquisas na área da História da Moda. Tem esse lado legal também de pesquisar a história, ou o futuro da Moda! No curso de Consultoria tivemos aulas sobre tendências e de como identificar os pontos fortes de um desfile internacional para a moda brasileira, além de identificar cores que estarão em alta. Apesar de estar um pouco enferrujada quanto à isso, é um exercício bem bacana pra quem pretende entrar nesse mercado de trabalho.

Esforço, estudo, organização e determinação podem te levar lá!

XoXo,
Grazy


3 comentários

  1. Eu sempre achei o mundo da moda muito sensacional, mas não tenho o menor talento pra isso. Sou totalmente básica, e arrisco dizer que chego a ser brega às vezes. askjdhaksjdhaksjdh
    Post lindo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, me representando desde sempre HAHAHAHA
      Mesma opinião REAL!♥

      Excluir
    2. Hahahahaha, essas meninas! Tenho certeza que podem ter o maior jeito para esse mundão véio sem portera da moda!

      Excluir