Shih Tzu (BEDA #03)

Quando se faz uma pesquisa para ter um cãozinho temos que entrar em todos os detalhes: se ele é propício pro nosso ambiente, quais os cuidados que ele precisa e se vamos dar conta desses cuidados. Afinal, ter um cachorro é o mesmo que ter um filho, pois eles precisam de comida, médico, banho e outras coisinhas mais...

Quando eu ganhei o Dominic estávamos planejando adotar um animal ou adaptar um cão-guia (tem um projeto na cidade). Mas aí veio a surpresa dos meus pais e de repente tínhamos um pequeno Shih tzu pra cuidar.

Em 2013. 

Como mãe de primeira viagem a primeira coisa que fiz foi ir à internet e encontrei um fórum de donos de Shih tzu. Foi uma mão na roda. Ali eu aprendi muitas coisas relacionadas não só à raça, mas à criação de um cachorro e a adaptação dele no novo ambiente.

Para falar sobre Shih tzus é bom conhecer a origem da raça. O Shih tzu é de origem tibetana e vivem de 10 a 16 anos. Como toda raça há uma lenda por detrás: dizem que o Shih tzu é um símbolo de amor entre uma princesa chinesa e um mongol que sem esperança de se casarem cruzaram seus cães: o Pequinês chinês e o Lhasa Apso tibetano. Shih tzu significa "cão leão". Eram cães imperiais e viviam em luxo e conforto no palácio. É um cão pequeno que pode chegar a 8 kg. É um cão teimoso, mas aprende alguns bons truques.

Dominic aprendeu no confinamento a fazer as necessidades no jornal. Com o tempo fui adaptando ao tapete higiênico e depois o tapete dentro do Pipi Dog (bandeja/banheiro). Ele se adaptou facilmente ao bebedouro de bilha, que deixa os bigodinhos secos e longe de fungos. Apesar de todos os cuidados em relação à ele se molhar, Dominic tem muitas alergias atópicas. Estamos no meio do tratamento para descobrir qual o motivo da sua alergia. Ele se lambe bastante, o que pode ser sinal de ansiedade. Tentamos diminuir ao máximo com passeios curtos, brinquedos e brincadeiras. Ele só late quando brinca com a gente e por isso é um cachorro perfeito para viver no apartamento.

Super Fotogênico!

Ele requer alguns cuidados, principalmente em relação à alergias. Ter um bom médico veterinário ajuda muito, principalmente se ele é especialista em pele. É um cão de pelo longo, então se você pretende deixá-lo esbelto e peludo escovação duas vezes ao dia é necessário além de um rol de produtos para deixar pelo liso, brilhante e sem nós. Como o Dom tem alergias a gente opta por deixá-lo com tosa bebê. Eles comem pouco e fazem pouca sujeira, porém invista numa boa ração (Dominic comia a Golden Premium antes da alergia, agora ele come Royal Canin Hipoalergênica). E fique de olho nas patas e nas orelhas: qualquer cheio desagradável ou vermelhidão pode ser sinal de infecção por fungos, umidade ou alergias. 

Apesar dos cuidados redobrados, Dominic é um cachorrinho esperto, muito amoroso e brincalhão. Adora morder as mãos da gente, brincar de procurar o pai escondido e de buscar brinquedos. Ama brinquedos de apertar e com texturas diferentes. Ele gosta de companhia: se estamos em casa ele tá deitado por perto. Se estou lavando louça ele está atrás de mim, se estou no computador ele está deitado do lado. Se estamos andando pela casa ele tá atrás como uma sombra. Porém não é muito fã de colo, ele só quer estar ali. É choramingão e fica chorando até a gente colocá-lo na cama ou permitir ele entrar no quarto. Ele é bem limpo até, não pisa na água da chuva que acumula na sacada nem faz necessidades onde está sujo. 

Três anos depois!

Se você procura um Shih tzu para chamar de seu ele é ótimo com crianças e se adapta a lugares pequenos. Porém, não compre um animal, adote! Tem muitos animaizinhos por aí precisando de um lar, até mesmo Shih tzus. Dê preferência sempre à adoção! 

XoXo,
Grazy

10 comentários

  1. Que post lindo, parece ter sido feito pra mim....
    Minha família teve uma Fox Paulistinha e foi meio traumático sabe porque ela era brava e quando ficou velinha e foi ficando cega e surda ficou complicado, então por causa de ela ficar batendo a cabeça nos móveis ela teve vários derrames e não ficava boa mais e tivemos que levar ela no veterinario, me lembro que foram muitas idas ao veterinario e foi sofrido e na ultima vez que ela foi ela chorava sem parar, estava sofrendo muito e eu vi, soube que ela não voltaria, foi triste demais, me senti realmente mal...meus pais que levaram ela e minha mãe que teve que decidir sacrificar ela e ela ficou traumatizada, porque é péssimo você ter que decidir a vida de um ser que você ama e ver esse ser morrer na sua frente é terrível mesmo, até penso que eu deveria ter ido para ela não ter que sofrer e ver aquilo mas enfim...
    Tentamos fazer minha mãe mudar de ideia e ter um novo cachorro e essa raça é a que mais amamos, sempre quisemos, minha cunhada tinha um e amavamos ele tem que ver, brincavamos que iriamos roubar ele dela ehehehee mas comprar está fora de cogitação mesmo porque ele custa caro, eu ainda espero ganhar ele, essa raça porque sei que faria um bem danado pra minha mãe e pra todos aqui e, como eu sei que ela se apaixonou por essa raça né(ela tenta esconder mas da pra ver).Ela era a que mais gostava do cachorro da minha cunhada o Marley, brincalhão, safado e adoravel , essa raça é bem assim né um amor só mas claro, exige cuidados além de, não poder de forma alguma passear com ele quando o sol está muito quente porque pode machucar suas patinhas e soube que tem que cuidar bem dessa aréa, suas patinhas porque pode ter problema pois é mais peluda sabe...
    É verdade que ele não solta muito pelo? porque eu li em dois sites sobre essa raça que ele não solta muito pelo, claro se bem cuidado e tosado né...é verdade????
    Moramos num sobrado mas mesmo assim adorariamos ter essa raça, espero que, se for pra ser ainda ganhemos um ser dessa raça, ia ser nossa felicidade.
    Mas também espero não cometer os mesmos erros que cometemos com nossa outra cachorra porque, esses seres merecem e devem ter todo o nosso amor e carinho e serem cuidados com toda atenção desse mundo, porque eles nos doam tanto amor que o minimo que podemos fazer é retribuir em dobro, até em triplo do que recebemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa raça é um amorzinho Fernanda! Brincalhão e carinhoso. Apesar dele ser peludinho ele não solta muito não! É claro que, se você estiver de roupa preta vai sair com alguns brindes grudados em você. Mas ele não solta pêlo não, nem mesmo o Dom com todas as alergias que ele tem. Espero que vocês realmente possam cuidar de um Shih Tzu fofura! ^^

      Excluir
  2. Viu o livro né rsss
    Então Grazy
    To pedindo a Deus e o mundo pra entrar no projeto "Vai um Café?" mas até agora nada....já to aqui chorando para alguém me por lá hahahahaaa
    Da uma forcinha vai pleaseeeeeeee
    Afinal, quem é fã da serie Supernatural já tem meu amor eterno eheheheeee
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, já falei com a Bea sobre a sua participação. Espero que dê certo! Apenas ela adiciona pessoal novo, então, falei com ela viu?!

      Beijos Hunter!

      Excluir
  3. Ele é muito lindooooo!!! Você devia mesmo deixar ele com pelo curto sempre, fica muito fotogênico! aksjhdakjshd
    Nada como um animalzinho na nossa vida, né! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o amooooor da minha vida, tu sabe né?! Só não amo mais tu porque ele me demanda muito amor, hahahahaha
      ♥♥♥

      Excluir
  4. GRAZY DO CEU! ME ABRAÇA!!!11! Escrevi o post semana passada e só tinha programado pra hj, eu fico feliz por saber que meu cachorro é normal e faz coisas que os outros cachorros fazem! hahahaha Antes eu tinha uma vira-lata, apesar de carinhosa era mais independente, não precisava seguir a gente em todo canto! Como faz pouco mais de 1 mês que estamos com o Barney aqui, nosso Shih Tzu, ainda estamos aprendendo muito. Ele veio com sarna na orelha, estamos de olho, pingando remédio, testando rações, aprendendo sobre tosa! hahahaha Dá trabalho, mas é TANTO amor que compensa tudo!! <3
    Ps. o seu Dominic é um lindão!! Nessa última foto parece que ele tá sorrindo felizão! <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lua, na sua primeira semana em casa o Dom fugiu do seu espaço duas vezes. Ele escalava as caixas que marcavam seu território e um dia o encontrei preso dentro da fruteira (daquelas altas de rodinha sabe?).
      Boa sorte com a sarna de orelha, é super comum, mas a gente fica com o coração na mão ne?
      Beijos ♥♥

      Excluir
  5. Gra, adorei o seu post!
    Tenho um Shih tzu - ele mora com minha sogra - e sofremos muito com essas questões de alergias. Venho tantos outros sem nenhum problema e o pobrezinho do Max não pode comer nada além de ração, sofre com coceiras, vive tosado no talo e com imunidade baixa. Não há veterinário que descubra, de fato, qual o problema dele :/.

    Ele está fazendo um tratamento com vacinas, mas ainda assim existe a chance de não dar certo.


    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura! Então, qualquer coisa pode ser um motivo para as alergias dos pequenos. Até nosso sabonete, o limpador de chão... enfim, qualquer coisa!
      Boa sorte com o peludinho de vocês. E vamos seguindo o barco na luta antialérgica!
      Beijo ♥

      Excluir