O dia que descobri que estava envenenando minha "ppk"

Parecia um dia normal. Estava eu fazendo minha primeira consulta com a nova ginecologista quando descobri que eu estava matando a minha amiguinha pouco a pouco. Ela estava envenenada, quase comprometida e a culpa era em parte minha. A outra parte da culpa era da desinformação.

Minha primeira consulta ginecológica eu devia estar com uns 13 anos. Nessa época eu já sofria com algumas infecções ginecológicas, coisas de menina que vivia na piscina do clube e passava o dia de biquíni molhado. Então fui apresentada ao veneno: sabonete íntimo.
Minha mãe seguiu a receita médica, comprou o tal sabonete e eu li todas as instruções de como usar. Usava, terminava o tratamento e logo voltava a aparecer... Nessa época se encontrava poucos sabonetes do tipo e eram vendidos somente na farmácia. Hoje em dia você encontra várias marcas, perfumes e em qualquer mercearia de esquina.

Anos depois eu já tinha me iniciado sexualmente, já tomava pílula anticoncepcional e vivia com infecções. Problemas com fungos então, apareciam esporadicamente. O problema nem era higiene, mas um excesso violento dele. Não é papo de porca gente, é papo sério...
Ao me consultar aos 26 anos com uma nova médica é que percebi e fui orientada: sabonete íntimo pode (e muito) desregular o processo de cicatrização e imunidade da "ppk". Fiquei chocada. Descobri também que a dosagem de hormônio receitada pelas minhas médicas anteriores (tive duas) era muito mais do que eu precisava. Parecia que estava tudo errado nos meus tratamentos.

Minha atual médica diminuiu a dosagem da minha pílula, o que ajudaria também a controlar os hormônios naturais. Me orientou a não usar sabonete íntimo, mas um sabonete neutro e apenas para lavar os arredores e nunca a "ppk". Lá, você lava com água e tá bom. Além disso mantenho uma depilação limpa, bem limpa. Me ajuda muito já que não consigo ficar sem calcinha... Ah a calcinha...

Eu vivia ouvindo que eu devia usar lindas calcinhas para meu namorido. E eu só tinha calcinhas de algodão. Minha mãe sempre me orientou a usar calcinhas de algodão (valeu mãe!). E de repente ouvia das amigas que aquilo era imaturo e que eu deveria mudar... Pra que eu fui ouvir essa gente "Sem Or"? Fui lá, comprei calcinhas de renda (peraí, mas eu tenho alergia a poliéster! Foda-se, preciso ficar gostosa!), calcinhas de enfiar no rêgo e tchanam! Eu tava toda seduzindo... Não demorou pros sintomas de alergia e fungos reaparecerem... Afinal, o poliéster esquenta e tudo que os bichinhos precisam é de uma estufa para viver. Foi aí que percebi que não se trata de ficar gostosa pra outro ver. Mas que eu precisava era ter uma boa saúde.

Deixei as calcinhas de namorar apenas para namorar e não pra sair por aí (e sinceramente, estão esquecidas no fundo da gaveta). Não vou usar um negócio que me faz mal... Fedida? Não fico mais! Tomo banho, uso sabonete neutro glicerinado, aquele simples da Granado e água, só água na bichinha. Calcinha? Só de algodão! Sabonete íntimo nunca mais!

Sei que o ideal era usar o mínimo de roupa íntima. Mas não consigo. Sei lá, parece que falta algo em mim. Também estou guardando um dindin pra investir num coletor menstrual: afinal absorvente gera muito lixo e muito abafamento para a "ppk". Mas estou fazendo minhas mudanças. "Meu corpo, meu tempo".

Esse post é um desabafo. Um desabafo por ter sido mal orientada. Por dizer algo de importante. De dizer que meu corpo importa, que ao conhecê-lo conheço os seus limites. Dizer que sou feliz usando minhas calcinhas de "véia" e que, mesmo que alguém ligue, eu não ligo! E dizer pra você que nunca é tarde para abraçar novos hábitos e que estamos em constante evolução.

Depilada ou não. Vestida ou livre. Cuide da sua "ppk". Ela é somente SUA e diz respeito somente à VOCÊ.

Ilustração incrível da Rê Vitrola para a campanha #ppkquerrespirar. Porque todas precisam de um lugar ao vento! Ainda chego lá! 

XoXo,
Grazy

28 comentários

  1. *palmas*
    Grazy, eu também sempre usei calcinha de algodão graças a minha mãe e minha ginecologista. Aliás, tive minha primeira consulta ginecológica quando muito pequenininha. Na época, era moda calcinhas de poliéster e, mesmo que criança, eu acaba ganhando muitas (tias vendiam) e sempre que usava acaba tendo algum tipo de coceira ou corrimento. Depois da devida explicação, minha mãe jogou tudo fora. Logo que menstruei fui a uma médica e ela orientou o uso de sabonete intimo. Me coçava TANTO, mas como era "receitado" por uma profissional, continuei o uso né? Graças a Deus conheci minha médica atual e ela explicou que eu até posso usar, mas no máximo uma vez na semana. Esses produtos acabam com o pH e matam até os 'bichinhos' necessários para ter uma vida saudável pra nossa ppk.
    Calcinhas de namorar? O nome já diz: é pra NAMORAR.

    beijos
    http://jurodemindinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo mais usar o sabonete, me dá coceiras terríveis. O sabão neutro, para mim, ainda é o melhor!
      Beijo grande Laura querida!

      Excluir
  2. Oi, nossa não sabia que o sabonete íntimo pode ser prejudicial, vou começar a usar poucas vezes na semana então, obrigada pela dica.

    Ah tem concurso cultural lá no blog, vem participar:

    http://www.casaroucomprarumabicicleta.com.br/2016/01/concurso-cultural-de-3-anos-do-blog-ccb.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai diminuindo o uso Pâmela, e vêm me contar se notou alguma diferença!
      Beijão

      Excluir
  3. Não sabia que o sabonete intimo era prejudicial pra ''ppk''. Isso foi uma aula pra conhecer melhor nosso corpo. Sempre usei calcinha de algodão, confortáveis é não causa alergia. Adorei o post Grazi, muito bom mesmo. Beijos <3

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joicy! A troca de experiências é muito importante!
      Beijos!

      Excluir
  4. Não sabia dessa do sabonete liquido :O, estou chocada!
    Também fui nessas de usar calcinhas pra namorar e só me lasquei hahaha! Que bom que você aprendeu assim como eu que não se deve dar importância pra essas coisas.
    Muito gostoso ler seu post!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Talis! Volte sempre que de vez em quando rola uma troca de experiências! ♥

      Excluir
  5. Adorei esse post gente, sério.
    Uso só sabonete neutro, mas foi porque minha irmã ficou muito mal uma vez, e depois disso todos em casa na época mudaram para o sabonete.
    E apesar de me depilar e ficar limpinha aprendi com minha GEO que não pode fazer a louca e deixar ppk sem proteção alguma, os pelos estão lá por algum motivo.
    Amei o post, e é muito bom tanto para as novinhas quanto para as mais experientes.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca de experiências pode mudar a visão de muita gente né Camila? É importante falar e se conhecer!
      Beijos ♥

      Excluir
  6. Oi, Grazi. Muito bom seu post! Acho que devemos compartilhar nossas experiências sempre. Também só uso calcinha de "veia" e não consigo ficar sem de jeito nenhum! Ainda bem que você descobriu no que estava errando e mudou. Muito bom saber que você não tem medo de contar suas histórias para ajudar outras pessoas!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que as minhas experiências são aceitas e podem até ajudar!
      Obrigada Anna ♥

      Excluir
  7. Nossa, muito obrigada pelo post!
    Ultimamente tenho passado pelos mesmos problemas e um a mais, que é a falta de confiança nas médicas. Elas sempre me passam remédios IMPOSSIVEIS de pagar, que rendem uma ou duas aplicações, e depois de um mês ou dois volta tudo.
    Continuao na batalha de chara a médica perfeita! Mas suas dicas eu já confiei bastante e vou aproveitar tudo que estiver ao meu alcance, enquanto não acho essa anja ginecólogica.
    um beijo Grazy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue na busca Luciana! Eu custei a encontrar uma médica de confiança depois que me mudei. Por enquanto tá dando certo ;)
      Beijos ♥

      Excluir
  8. Te uma época da minha vida que infecção já fazia parte da minha rotina. Era mais comum eu ter do que não ter. Um inferno. Até que descobri que estava fazendo TUDO errado! Nunca mais tive daquela forma, minha vida virou outra quando me livrei das neuras.

    Adorei o post, Grazy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, levamos tempo pra perceber alguns problemas né?! Mas a experiência e a troca delas ajuda e muito!
      Obrigada pela ilustra ♥

      Excluir
  9. Eu sempre tive infecções quando novinha e corrimento. Terei eternamente, como o médico disse. E o engraçado que comigo o sabonete dá uma amenizada!
    Só tenho que tomar cuidado por causa do tal regulador de Ph que pode estragar toda a imunidade D:
    Adorei o jeito que tratou do assunto!
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nenhuma infecção pode ser eterna Bela! Há tratamentos e cuidados. Ouvi isso de um médico e ele estava enganado porque melhorei sim! Nesse caso sugiro que você encontre uma segunda opinião. Beijinhos e se cuida garota! :)

      Excluir
  10. Pois é, essa indústria de merda que quer vender todo tipo de lixo pra mulher, pq a sociedade diz que temos que ser consumistas e a porra toda O_o
    Pelo que vc está falando, vc já usa o coletor menstrual? Imagino que absorvente normal pra vc nem pensar (já é tenso pra quem não tem infecção, imagine pra quem tem), conhece? Vale a pena pesquisar :D eu uso e é a melhor coisa do mundo!!

    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não uso coletor a-i-n-d-a, porque sou uma tansa que só lembra de comprar quando menstrua (eu emendo muitas cartelas, sabe como é?!). Odeio absorvente!

      Excluir
  11. Grazy, hoje em dia tem umas calcinhas de algodão fofinhas. Eu compro quando encontro. Sobre o coletor, também estou economizando para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina! Venha me contar depois a sua experiência com o coletor! ;)
      Beijos

      Excluir
  12. Menina, a minha situação estava parecida, eu vivia incomodada com o *cheirinho* e sempre achando que tinha algo de errado, até que fui pesquisar e vi que andava fazendo muita coisa errada, descobri que sabonetes com perfume podem desregular a flora da amiguinha, e então comprei o bendito GRANADO ESTA SEMANA, ri da coincidência quando li seu post, pra ver como a gente anda desinformada sobre nossa própria saúde, não é mesmo? Vou começar hoje a usar o novo sabonete e espero já ver resultado. Beijão, ótimo post :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, fico muito feliz quando minhas experiências se conectam com outras! Beijão!

      Excluir
  13. Excelente post de utilidade pública, pois muitas pessoas não sabem disso, acham que usar sabonete íntimo está limpando,quando na verdade não sabem do mal que está fazendo para a vagina e quando os sintomas aparecem, bingo!
    Essas informações deveriam ser mais divulgadas, eu mesma estarei compartilhando esse post na página do blog!

    Universo Prático Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo destaque Sabrina! Fico muito feliz em saber que meu post pode ser importante para outras mulheres tomarem conhecimento sobre si próprias!

      Um beijão!

      Excluir
  14. Gente, amei esse desabafo em forma de post, haha.
    Quando adolescente eu sempre lia muito sobre o corpo da mulher, então aprendi sobre calcinhas de algodão, evitar sabonete intimo, e lavar delicadamente com água, por que a bichinha tem seu próprio sistema de limpeza natural (nosso corpo é incrível).
    Depois que casei aprendi ainda mais, e creio que toda mulher deveria procurar mais informação sobre seu próprio corpo e parar de ouvir aqueles que acham que devemos usar "calcinhas de renda" todo dia. Calcinha que nos faz feliz é a de algodão mesmo, confortável e que não fica apertada, geralmente ela é mesmo grande. Infelizmente, saúde feminina, menstruação e afins ainda são tabus, por isso, admiro esse seu post, por falar tão abertamente sobre um assunto que as mulheres e meninas deveriam ser informadas.

    Dei um jóinha na sua página do face pra não perder as atualizações.
    Amei o nome do seu blog.
    Beijão, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Leslie! É ótimo saber que meu post é informativo!
      Espero vê-la sempre aqui!

      Excluir