Série: Narcos

Primeiramente gostaria de me desculpar com geral. Fim de ano é aquela correria e nas duas últimas semanas eu trabalhei bastante e chegava em casa e só queria descansar. Fiquei mais ativa lá no grupo do "Old Mail", onde eu estou ajudando na organização do "Caderno Viajante". Vou falar sobre esse projeto quando meu caderno retornar para mim (o que acredito que aconteça só em 2016, ou bem no fim do ano). Estou colocando muita coisa em ordem também pois estou planejando uns DIY de Natal e espero que dê certo! Ainda essa semana vou visitar todo mundo nos seus blogs, atualizar meu blogroll e colocar ordem na casa!

Agora vamos falar do principal no post. Já faz algumas semanas que terminei de assistir a primeira temporada de Narcos. A série conta a história de Pablo Escobar, que na década de oitenta se tornou um dos maiores traficantes de cocaína do mundo. Colombiano, era o líder do cartel de Medelín.


Sobre a técnica: A série está sendo dirigida pelo mesmo diretor de "Tropa de Elite", o José Padilha em parceria com a Netflix, então é uma produção americana. Tem até o apoio de um produtor colombiano. Tem vários atores brasileiros no elenco, inclusive Wagner Moura que representa o próprio Pablo. Foi escrita por Chris Brancato.

A história: A primeira temporada conta com dez episódios e mostra a história do ponto de vista do agente do DEA, um americano, responsável pelas investigações em conjunto com a policia colombiana. Entrou nessa por causa do aumento do tráfico de cocaína nos EUA e acabou entrando nessa através da embaixada dos EUA na Colômbia. A história mostra muito de como os narcotraficantes influenciavam sua comunidade, como eram realmente respeitados por muitos e mostra muito uma polícia corrupta (assim como Tropa de Elite né seu Padilha?!). O foco central, é no Pablo Escobar. A série mistura "ficção" e imagens reais.

A crítica: A série foi muito bem aceita e teve altos índices de ibope e popularidade. As críticas foram muito positivas quanto à recepção. Porém há muitas controvérsias sobre alguns fatos descritos na série. Essa semana li uma entrevista com o filho de Pablo, onde ele fala de como a série "glamourizou" a história. Leia aqui! Acho importantíssimo ressaltar que, apesar de ser uma série boa, boa mesmo, nem tudo que é descrito aconteceu e serve como fato histórico.

Outro ponto de vista: A TV colombiana produziu uma "novela" chamada "Pablo Escobar: O Senhor do Tráfico". Conversei com algumas pessoas que acharam a novela muito condescendente com as atitudes do Pablo, e confesso que em alguns episódios iniciais ele parecia muito bonzinho. Mas o cenário vai mudando de acordo com as situações. Ele foi baseado em um livro e contém muito mais detalhes, possíveis, sobre a vida do traficante. Contém também muitas cenas históricas originais. É exibida pela Globosat e tem 113 episódios!


Eu gostei de Narcos, é claro que há controvérsias históricas, porém foi bem produzida. Também gosto muito da novela exibida pela Globosat e assisto sempre que posso. Conversando com o Robson que é alguns anos mais velhos que eu, ele disse que lembra de algumas notícias sobre Escobar passando na TV. É sim uma história importante por ter crescido sobre os olhos da política mundial, por ter sido notícia muitas vezes. Recomendo para quem tem interesse em biografias, estudo sobre tráfico e até mesmo sobre operações policiais.

Já assistiu? Conta pra mim!
XoXo,
Grazy

12 comentários

  1. Acho que essa novela está disponível no NET Now também. Fiquei com preguiça de assistir por ser muito longa (talvez isso seja normal para novelas, mas faz tempos que não assisto uma!).
    Narcos me parece bem legal! E a crítica do filho do Pablo deve (deve) ser tão parcial quanto a série é... Cada um sobre seu ponto de vista! Mas, vale mesmo o alerta de que nem tudo é um retrato fiel da realidade.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Lari, sempre terão vários pontos de vista. Mesmo sendo acompanhado pela mídia essa própria só mostra o que quer!!
      Beijão

      Excluir
  2. Não gostei muito da série não, tinha muito clima de tropa de elite e achei a narração confusa demais. Momentos que podiam ter desenvolvido bem não desenvolveram, outros momentos pareciam nunca ter fim e no fim desisti de terminar. Se não consigo gostar de nenhum personagem até o 6 ep desisto total UAHUAHUAHA:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Bessie, ele é muito Tropa de Elite até porque é da mesma produção/diretor. Parece que ele deixou tudo muito focado aos vagabundos, e a violência, mas faz parte do show. Gosto de ambas as versões apesar das controvérsias, hehehe.
      Beijoos

      Excluir
  3. Eu gostei tanto dessa série que fiquei com pena de encerrar. Ainda não terminei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, Narcos terá uma segunda temporada. Já a outra novelinha já encerrou, mas a exibição dela na GloboSat está pela metade.

      Beijos!

      Excluir
  4. Seu blog é lindo, e você escreve muito bem! <3
    Essa série é ótima, eu vou fazer um post sobre ela em breve também. :)

    digavando.com

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre vejo todos falando super bem de "Narcos", mas sabe quando simplesmente não bate o santo? Hahahahaha... Ainda não tive vontade de ver! Em compensação, já acompanhei boa parte de "Pablo Escobar" e adorei - e pretendo assistir o restante nas férias, em dezembro. Mas, acho que as duas têm exageros e glamour né, se levar só fatos para as telas, acaba ficando algo chato de se acompanhar, perde a dinâmica, eu acho.

    E, mudando de assunto, assim que acessei o blog meus olhos fizeram um tuím em DIY de Natal, haahahhhahahahahaha, vou aguardar ansiosamente <3.


    Beijo, Grazy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda estou estudando os DIY de Natal, mas tem um calendário do advento do ano passado aqui no blog! Dá uma pesquisadinha...
      Beijão!

      Excluir
  6. Todo mundo falando muito de Narcos e eu aqui mal conseguindo terminar de ver todas as séries que já estavam na minha lista e_e
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to acompanhando algumas também, mas enfim consegui terminar a primeira do Narcos e a novela do Pablo acompanho de vez em quando!
      Beijos

      Excluir