Assistidos: Garota Exemplar- Festa no Céu - O Médico Alemão

Tá fazendo um tempo estranho por aqui. Mês de setembro tá meio doido: tivemos dias de calor intenso, um final de semana bem gelado e agora chove sem parar! Emitiram até um alerta de temporais (essa noite o Dominic enlouqueceu de medo da chuva) e um alerta de um vidente que disse que a cidade pode ser devastada por uma tsunami (mirou aqui e bateu no Chile né?). Enfim, falar de tempo é papo furado e vamos pro que interessa: os filmes que eu assisti nesses últimos dias!
Esse post pode conter spoilers, então leia por sua conta e risco!


Garota Exemplar

Antes de mais nada já afirmo: não li o livro. E gostei do filme apesar de ser longo! Amy desaparece no dia do seu quinto aniversário de casamento deixando seu marido Nick como principal suspeito. Todos os anos ela prepara uma caça ao tesouro pro marido, com um presente no final que tem a ver com as bodas que estão completando. Nesse ano ela preparou a caça das bodas de madeira e sumiu. Nick vai atrás de suas pistas para o "presente no final" enquanto também corre atrás de pistas sobre o sumiço dela a fim de encontrá-la e se livrar das suspeitas.

Gostei do clima de suspense do filme. E me surpreendi com cada cena, cada personagem ligado diretamente à história pois, conforme o filme ia se desenrolando as atitudes iam mudando, máscaras iam caindo... A história tem reviravoltas incríveis e me fez pensar muito na vida a dois e como podemos nos transformar em um relacionamento, transformar o parceiro e perder a essência.

Festa no Céu


Gostei bastante dessa animação! Ele começa com um grupo de crianças indo visitar um museu. O que era pra ser um passeio chato vira um aprendizado legal quando a guia conta uma história do Livro da Vida para elas. Ela mostra a personagem La Muerte, uma linda caveirinha que governa a Terra dos Lembrados (aqueles que se foram mas são lembrados pelos seus entes) e o personagem Xibalba, que governa a Terra dos Esquecidos e é ex da La Muerte. Os dois apostam suas Terras na escolha de Maria. La Muerte aposta que Maria vai se casar com o sensível Manolo enquanto Xibalba aposta no militar Joaquim.

O legal é que a animação mostra a cultura mexicana de adoração aos mortos: lembrá-los com uma grande festa e não com lágrimas. Lá na Terra dos Lembrados os que já partiram vivem em festa num mundo bem colorido! A estética do filme é um amor: os personagens parecem bonequinhos de madeira (como a que a guia usa para contar a história) e quando eles partem para a Terra além, eles viram caveirinhas mexicanas. A trilha sonora também é muito boa, tem até Elvis adaptado em mariachi. Eu adorei!!

O Médico Alemão


Este é um filme argentino que mistura ficção e realidade. Na década de 60 uma família está de mudança da erma Patagônia para Bariloche, onde irão administrar um hotel. No caminho conhecem um médico alemão que se interessa muito pela família, principalmente pela menina, que com 12 anos tem uma estrutura óssea de uma criança de 8. Já em Bariloche ele recomenda um tratamento hormonal de crescimento à menina, enquanto se interessa em estudar também seus irmãos, pai e sua mãe, grávida de gêmeos. O médico em questão seria o fugitivo Josef Mengele, conhecido como o Anjo da Morte dos campos de concentração nazista.

O filme não contém nenhum tipo de violência. Ele é leve. Sabe-se que Mengele morreu no Brasil no fim da década de 70 e,que enquanto esteve foragido, passou anteriormente pelo Paraguai e pela Argentina. Sabe-se também que ele fez experiências médicas enquanto esteve em fuga, principalmente em relação à saúde de gêmeos, a observação de seu crescimento e diferenças. O filme é uma história de ficção que poderia muito bem ser verdade já que longos anos da sua fuga passou sem registro. Gostei muito da adaptação do real e do ficcional para mostrar o pós-guerra, os fugitivos e a investigação do Mossad (polícia israelense) para punir os responsáveis pelas barbáries do holocausto. Também foi baseado em um livro.

Já assistiu algum? Me conta!

XoXo,
Grazy

14 comentários

  1. Garota Exemplar é sensacional!!! A história mostra muito sobre viver de aparência ^^

    ResponderExcluir
  2. Festa no céu é uma gracinha demaiiiisss =D
    Garota exemplar é bem longo mesmo, quando vc pensa que acabou ele começa de novo uahauhauaa

    ResponderExcluir
  3. Dos três filmes eu só assisti Garota Exemplar - e achei super interessante, super bem construído o roteiro. Fiquei bem interessada em assistir O Médico Alemão, já estou procurando por aqui.

    Beijo! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Médico Alemão é bem interessante, acredito que você vá gostar Camila! ♥♥

      Excluir
  4. Antes de assistir ao filme Garota Exemplar, eu havia lido o livro. Adorei a forma como a trama foi adaptada. Mantiveram o clima de suspensa, a dúvida que paira sobre as atitudes de Nick Dune.
    Ainda não assisti ao Festa no céu, mas estou querendo assistir, pois amo animações! =D
    Bjus e carinhos, fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festa no Céu é muito fufi e lindo! Espero que goste! ♥

      Excluir
  5. Obaa! Adoro recomendações de filmes!
    Tô bem curiosa pelo Garota Exemplar, vou tentar assistir nesse próximo finde.

    Beijocas, Maíra.
    http://casaparadois.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ahh obrigada grazy *-* dá sim, tem blogs maravilhosos!

    OMG que filme demais esse garota exemplar, achei que era comédia quando vi o nome do filme ahaha não imaginei que era suspense, fiquei com MUITA vontade de assistir, MUITA, já até achei pra baixar ahaha

    Gente não conhecia essa animação e eu amo animação *—* adoro essa coisa da adoração dos mortos no méxico, achei demais :D esse médico alemão, me parece bem interessante, não consigo gostar muito de filmes assim dessa época, mas como você disse que é leve, então me deixa mais curiosa pra assistir ahahaha

    adorei as indicações!

    beijos :*
    http://japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendi com o nome do filme, hahahahaha. Quando assistir algum vem me contar!!
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Morrendo de vontade de assistir Festa no Céu, adoro esse visual colorido do filme, me dá uma inspiração danada! rsrsrs Garota exemplar eu tô com um pé atrás.... rsrs e o outro eu nem sabia da existência! kkkkk Obrigada por abrir meus horizontes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai... Vem pra conhecer mesmo Rita! Assista que depois quero a opinião de vcs! Beijoo ♥♥

      Excluir