Filmes preferidos: Livros

Eu adoro leitura e filmes. E quando se juntam para dar realidade ao que lemos eu acho mágico. Dessa lista apenas 1 filme eu não li o livro, mas morro de vontade (e vou ver se cato na livraria). Mas o filme é tão incrível que eu precisava adicioná-lo a essa lista. Confira os filmes que eu adoro e que são baseados em livros.

1. Precisamos falar sobre o Kevin 


Esse é o filme dessa lista que eu não li o livro, mas tenho muita curiosidade. Esse filme conta a história de uma família que começou de uma forma errada: com uma gravidez indesejada. Conforme Kevin vai crescendo a mãe sente que ele o odeia. Talvez pelo fato de ela não o ter desejado, ou porque ele é realmente mau. Esse filme me chocou, me fez pensar na maternidade, nas relações pais e filhos e como sentimentos podem influenciar no psicológico deles. Assisti umas duas vezes e nas duas eu fiquei com aquela sensação estranha... o filme não saía da minha mente. Preciso ler o livro!

2. Anjos e Demônios



Das obras do Dan Brown a que mais curti quando virou filme com certeza foi Anjos e Demônios. É meu livro preferido colado ao O Código Da Vinci (só não gosto mesmo de O Símbolo Perdido). Apesar de algumas mudanças do enredo do livro pro filme eu adoro o modo rápido e enérgico desta narrativa. Essa é a primeira história do Robert Langdon (porém o segundo filme lançado), que é convidado ao Vaticano para auxiliar na busca dos quatro preferiti a Papa. Aqui vemos a velha batalha da ciência versus religião e uma possibilidade de vê-las unidas.

3. Harry Potter e as Relíquias da Morte


Dos livros do Harry Potter, Relíquias da Morte com certeza era a mais esperada. Depois de anos acompanhando a saga do bruxo (eu estava na oitava série quando comecei e quando terminou eu já estava na faculdade!) a história chegaria ao final. Tanto o livro quanto o filme foram muito esperados. E com certeza, para mim, foram as melhores adaptações. Eu me emocionei com ambos, chorei pra caceta e ainda me emociono quando assisto. Relíquias da Morte e suas partes são meus filmes preferidos da saga.

4. A Lista de Schindler

Assisti pela primeira vez na escola e não prestei muita atenção. Quando eu fui pra faculdade eu assisti esse filme de verdade, com o olhar de historiadora e o coração de humana que se sensibiliza pelo que aconteceu aos milhões de judeus, que se sensibiliza pelo esforço de Schindler. Depois comprei o livro e li com esses mesmos olhos e coração. Ambos são tocantes, marcantes, revoltantes. Te faz pensar em que ponto o homem pode chegar pelos seus objetivos. Spielberg é mestre nesses filmes de realidade, história e emoção. Mereceu todos os prêmios que ganhou e merece ser visto por cada um que habite esse planeta. Devemos ser aquela pessoa que, ao salvar um, salva o mundo!


5. Orgulho e Preconceito



escrevi aqui o quanto fiquei apaixonada pela narrativa e pelo filme. Ótima adaptação. Ótimos atores. Uma obra prima lindíssima! Provavelmente o único romance em que eu adorei os ambos! Personagens bem explorados, situações bem semelhantes. É claro que no filme alguma coisa muda, mas gostei muito da adaptação e das mudanças. A essência continuou a mesma e isso que importa.

6. O Senhor dos Anéis



Não sei onde o Peter Jackson errou tanto no fiasco de "O Hobbit" já que Senhor dos Anéis foi perfeição pura! Li os livros quando eu estava nos meus 14/15 anos. Vi os filmes. A semelhança é gritante em todos os 3 filmes-livros. É claro que a narrativa do Tolkien é muito detalhada e nem tudo entra no filme. Mas não dá pra compreender o que ele fez bosta com O Hobbit, forçando uma ligação nadavê. Enfim, pra quem leu o livro Senhor dos Anéis sabe o quanto foi bem colocado todas as situações, as versões estendidas são incríveis e recomendo muito, já que tem ainda mais detalhes do livro. Três ótimos livros, três ótimas adaptações.

7. A Fantástica Fábrica de Chocolate


Li esse livro quando eu estava no ensino médio, na época em que estreou a versão com o Johnny Deep. Não dá pra saber qual filme é mais semelhante que o livro, pois o que falta em um o outro complementa, e vice-versa. Por exemplo: no filme de 71 o pai de Charlie não aparece, assim como a sala de esquilos é composta por patos que colocam ovo de ouro. Em 2005 a família do Charlie é completa e a sala de esquilos é igual ao livro. Provavelmente, quando eu conseguir adquirir o livro, vou fazer um post sobre as diferenças e semelhanças entre eles!

Já viu/leu algum desses? Conta pra mim!

XoXo,
Grazy


12 comentários

  1. We need to talk about Kevin é SENSACIONAL, me deixou bem impressionada também! Achei ótimo mesmo. O livro dizem ser mais pesado ainda, também quero ler assim que possível $$. Eu gostei bastante de Hobbit, o que eu não gostei foi o livro hahaha achei infantil demais, enrolado demais... Imagina só se demorasse semanas pro Bilbo tirar os anões da "prisão dos elfos" que nem foi no livro? Ia morrer de tédio. E as ligações do filme são muito pertinentes ao meu ver principalmente com outras obras do Tolkien, gostei bastante que ele fez as conexões pq tinha gente que nem sabia que os livros acontecem muitas vezes paralelamente. E gosto muito de Tolkien, mas definitivamente acho no cinema melhor. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, eu odiei mesmo os filmes. Achei desnecessário desmantelar e inventar coisas. E até gosto do tom ingênuo e infantil, porque ele realmente foi voltado a esse público. Adoro Tolkien e, até agora, só Senhor dos Anéis que ficou bom nas telonas (na miiiiinha opinião). Também não comprei o livro do Kevin por falta de tempo $$.
      Beijos Bessie ♥

      Excluir
  2. Ah, é realmente super interessante Precisamos Falar sobre o Kevin até fiz um trabalho na faculdade sobre esse filme e aprendi muito e como você tenho muita curiosidade de ler o livro também! ♥
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Ai, desses só li o livro e vi o filme: A fantástica fábrica (<3) e Anjos e Demônios.
    Orgulho e Preconceito só li o livro e morro de medo do filme, de estragar, sei lá.
    Agora os outros, nem um, nem outro, acredita?

    Adorei! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o filme do Orgulho e Preconceito (com a Keira Knightley,as demais adaptações eu não vi). Beijos Ana!

      Excluir
  4. Também não li o livro, mas assisti o filme Precisamo Falar Sobre Kevin e realmente, a história é bem chocante. E curti pra caramba o filme, porque é um tipo de história que me atrai. A Lista de Schindler eu também só vi o filme, ele é bem longo, né? Mas gostei bastante, em partes é um filme que me deixa com raiva, como tantos outros que abordam o nazismo, pois ver todo o sofrimento causado na época, chega a ser revoltante.
    E Orgulho e Preconceito, outro que não li o livro, mas vi o filme. E é um dos meus filmes preferidos <3 outros dia estava na livraria, caçando o livro e tinha todos da autora menos esse. Fiquei chateada hahaha quem sabe eu compre em um outro momento...

    http://catscantwrite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lista de Schindler é longo, mas é um filme incrível! Orgulho e Preconceito você vai amar o livro, é tão apaixonante quanto o filme!
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu sou daquelas que sempre gosta mais do livro, sempre... Não vi nem li Precisamos falar sobre Kevin, mas sempre ouço falar bem... Harry Potter é paixão, mas sempre saia do cinema com a reclamação chata na ponta da língua: o livro é melhor!!!
    E discordo totalmente sobre o Hobbit, adorei os filmes! Tem enrolação? Tem! Tem forçação de barra? Tem! Mas eu adorei, tanto os filmes, quanto o livros. Já Sr. dos anéis é a minha exceção: detesto os livros! Oh leitura cansativa! Super boring... Se não fossem os filmes, acho que nunca terminaria a saga do anel... kkkk

    Beijos
    PS: Fui a uma loja especializada em scrapbook hoje e adivinha de quem eu lembrei??? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou beeem cricri com o Hobbit Rita, hahahahahaha. Queria que fosse igualzinho ao livro... eu sonhava com isso!
      Os livros do Senhor dos Anéis são bem cansativos mesmo! Mas pra mim foi mais cansativo ler O Silmarillion.

      A mesma lembrança rola quando vou na loja de tecidos, hahahahahaha!

      Excluir
  6. Olá, Grazi! Tudo bem? Também adoro ler e assistir filmes <3 Estou muito querendo ler "Precisamos falar sobre o Kevin" e só depois irei assistir o filme! A Fantástica Fábrica de Chocolate é um clássico, né? Mas ainda prefiro a versão com o Deep.
    Beijos,
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana... eu prefiro a versão do Deep pq é com ele, hahahaha. E também porque a versão de 70 tem umas músicas chatas (só gosto de uma!). Desejo muito o livro!
      Beijos.

      Excluir