Estudando em casa

A alguns semanas concluí um curso de extensão na área da Cultura. O curso foi todo online, com certificação de uma boa universidade e totalmente de graça. Consegui concluir com 100% de aproveitamento. Mas nem sempre os cursos online nos permitem aproveitar 100% como nos cursos presenciais né? Por isso hoje vou contar a minha experiência pra vocês.


O curso que fiz oferecia 10 módulos e dois meses para a conclusão. Conforme você ia avançando os módulos iam abrindo. A universidade disponibilizava as apostilas, vídeos explicativos, material adicional e resumos em ppt. Depois que você estudasse a matéria poderia fazer as atividades de fixação e quando se sentisse pronto responder a avaliação do módulo. No meu curso a avaliação de módulo de dava três chances de alcançar uma boa nota.

A universidade também disponibilizou um cronograma de organização: você teria duas semana para cada módulo, por exemplo. Mas não era uma regra, pois você estudava e concluía os exercícios conforme a sua disponibilidade.

Depois de "vencido" o prazo o curso era fechado e levou um tempo para emissão de certificados, afinal eles tinham que calcular a porcentagem de aproveitamento do curso.

Eu confesso que alguns módulos foram mais chatos, como em todo o curso que existe, mas que aprendi muito! Fiz tudo certinho, li as apostilas, salvei algum conteúdo adicional e fiz exercícios de fixação até cansar, tudo a fim de alcançar uma boa nota na avaliação final dos módulos. Porém manter o foco pra estudar em casa, tendo marido e casa pra cuidar foi bem difícil nas primeiras semanas de curso. Mas eu tenho umas dicas de como me organizei:


  • Retire um tempo por semana: eu estudava duas vezes por semana na parte da manhã. Como eu trabalho só meio período fora e pela manhã estou sozinha, eu achava mais fácil e quieto estudar nesse horário.
  • Reserve um espaço de estudos: reserve uma mesa, caderno e caneta para estudar. Por mais que você esteja no computador é importante anotar algumas coisas. Eu fazia anotações no programa de PDF e transcrevia todas as atividades de fixação: era pra fixar mesmo! 
  • Mantenha-se longe de distrações: desligue a TV, Desligue a Internet. Baixe tudo o que você precisa pra estudar antes de começar. Apesar de eu estar cercada de obras barulhentas o que mais distrai é a Internet ligada. Desligue a Internet do celular também! Assim você não vai se distrair com Facebook, nem WhatsApp nem Instagram.
  • Foco e dedicação: é totalmente possível aprender mesmo sem aulas presenciais. Percebo que qualquer estudo, seja presencial ou não, só é bem aproveitado quando você se dedica e foca que aquilo é importante pra você!

Tem vários cursos que ainda quero fazer via Internet e essa experiência que pude ter só aumentou ainda mais a minha vontade de aprender!
Quer também? Aqui embaixo vou deixar alguns sites que oferecem cursinhos online gratuitos (nem todos têm certificação e muitos são em inglês. Mas hoje em dia tem tradução pra tudo.Vamos estudar!):

Udemy -  Tem cursos free e pagos. Alguns estão disponíveis em Português. Abrange várias áreas.
Coursera -  É uma plataforma de ensino online oferecidos por instituições parceiras. Tem alguns cursos com legendas em português. Alguns cursos oferecem certificado mediante pagamento.
Open Education Consortium - Também abrange várias categorias. 

Espero que você tenha se animado a obter cada vez mais bom conhecimento!

XoXo,
Grazy



4 comentários

  1. Olha,
    Eu sou a louca dos cursos, mas todos presenciais haha eu tenho medo de não aprender, como você disse. Mas confesso que esse seu post me deixou com vontade de fazer alguns.
    Vou escolher um e fazer nas férias, assim posso me dedicar e ter esse meu tempo sozinha.

    Obrigada pelas dicas e pelos sites. Parecem ser de qualidade.

    Beijão
    www.cappuccinoebobagens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, eu adorei estudar em casa, porque achei que seria impossível aprender algo! Mas me surpreendi muito e logo quero retomar os estudos!
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Adoro esses cursos online, também faço, principalmente no Coursera, aliás preciso me organizar para começar a estudar mais, estou muito relaxada :(
    ótimo post para quem não conhece as ferramentas de estudo!

    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sempre que dá Bia! Nunca é demais estudar!
      Beijos

      Excluir