Livro - Os Cosmos de Humboldt

Depois de dois meses consegui terminar esse livro! Confesso que a leitura se demorou porque eu não estava tão determinada, além disso é um livro com muita, mas muita informação.

"O Cosmos de Humboldt" conta a história de Alexander von Humboldt, cientista que redescobriu a América Latina e a apresentou ao mundo. O livro faz um breve histórico da vida dele antes da grande viagem, o mostra como uma pessoa determinada a deixar sua marca no mundo e relata com detalhes a sua expedição no novo continente.

A viagem de Humboldt à América Latina durou 5 anos. Nessa expedição ele conheceu não só as belas paisagens dos trópicos, mas também a realidade da vida nativa desse lugar. Fez medições meteorológicas, geológicas, físicas e biológicas. Além disso estudou a cultura dos indígenas que conheceu pelo caminho.Abolicionista, viu a escravidão avassaladora no Novo Continente e revolucionário, acompanhou os processos de independência de alguns países por onde passou.
Conheceu a Floresta e a Bacia Amazônica (nos territórios espanhóis, não no Brasil). Se encantou pela vastidão da flora e fauna e com a rica história dos incas e astecas e seus grandes centros monumentais.

Humboldt inspirou Darwin na sua teoria da origem e evolução das espécies, pois suas pesquisas na América revelaram que certos animais e plantas só cresciam em lugares e climas específicos. Além disso inspirou outros tantos cientistas de várias áreas do conhecimento.

Considerado uma pessoa de inteligencia enorme, seus interesses eram muito abrangentes e sabia sobre tudo. Levou de volta para a Europa mais de 60.000 espécimes de plantas e animais, subiu altos vulcões e estabeleceu recordes de alcance de altitude na época. Tudo que descobria era anotado. Ele refez mapas e colocou novos lugares nas cartas geográficas. Escreveu dezenas de livros, sendo o mais famoso "Cosmos" que explica teorias e origens do universo e toda a criação.

Acredito que custei terminar essa leitura porque ela não é envolvente. Não é uma grande narrativa. Mas o que consegui absorver da leitura foram muitas informações (como a história do líder asteca Montezuma, entre outras passagens). É um livro cheio de termos científicos, mas com paciência você consegue entender tudinho e passa a analisar melhor como se davam essas descobertas numa época de pouca comunicação. Um livro bem legal pra quem gosta de áreas da ciência como geologia, geografia, biologia e história.

"O Cosmo de Humboldt - Alexander von Humboldt e a viagem à América Latina que mudou a forma como vemos o mundo" é um livro de Gerard Helferich. Tem 390 páginas (com apêndices) e é impresso pela Editora Objetiva.

XoXo,