Dica de Livros: Para gostar de História!

Oi queridos! Desculpem a ausência, mas meu marido fez a cirurgia corretiva dos olhos (Lasik) e estou mais junto dele esses dias. Também comecei um trabalhinho de meio período, mas o blog não vai ficar às traças não!

Há algum tempo eu gostaria de escrever um post sobre livros para se gostar de História. Fui professora e sou historiadora formada (queria ser praticante, hehehehe) e sei que alguns livros são chatos, com vocabulário técnico e muito maçantes. Mas nem todos os livros são assim! Indico aqui alguns livros que já li e que aprendi muita História com eles!

1808, 1822 e 1889 - Laurentino Gomes - Editora Planeta do Brasil
Eu odiava História do Brasil. Achava um saco, confesso. Porém, meu professor de História do Brasil na faculdade nos apresentou partes do "1808" onde tinha uma biografia de personagens como Dom João e Dona Maria Louca. Achei gostoso de ler, um máximo! O primeiro livro fala da vinda da família imperial pro Brasil, entre outras curiosidades. Seguindo "1822" conta os processos de independência que o Brasil passou. E "1889" narra a saga pela proclamação da república no nosso país. Leitura fácil, pesquisa do autor muito boa. Adoro (e um dia pego o autógrafo do Laurentino nos meus livros).


Modos de Homem e Modas de Mulher - Gilberto Freyre - Editora Global
Odeio as narrativas de "Casa Grande e Senzala", porém esse livrinho do Gilberto Freyre me conquistou (e preciso reler pra minha tese). Aqui ele fala sobre modos e modas na história do Brasil e em pequenos textos.O legal é que ele não fala só de vestimentas, mas outras modas, como o bronzeamento da pele, por exemplo.

O Queijo e os Vermes - Carlo Ginzburg - Editora Companhia das Letras
Se tratando de processos inquisitórios que não levaram as bruxas pra fogueira, mas simples camponeses para a prisão, "O Queijo e os Vermes" é um livro perfeito! Já fiz resenha dele aqui.

A Lista de Schindler - Thomas Keneally - Editora Bestbolso
Um dos livros mais tocantes sobre o holocausto que eu já li. No meu blog antigo eu tinha resenhado ele, porém o texto se perdeu. Assim como o filme, o livro me emocionou muito. Ver como uma pessoa pôde salvar várias me faz não perder a fé na humanidade. Enfim, Schindler foi um dos salvadores de alguns e essa obra tem detalhes dessa luta.

O Diário de Anne Frank - Otto Frank - Editora Record
Fico imaginando como ficou o sr. Otto Frank quando ele encontrou o diário de Anne, que morreu em Auschwitz. Anne ainda vive nas suas páginas, que conta como foi os anos em que passaram escondidos dos nazistas. A relação com os pais, com a irmã e com a outra família que dividia o esconderijo com ela numa época tão difícil que é a adolescência e num mundo tão atribulado quanto o mundo da sua época.

Histórias Íntimas - Mary del Priore - Editora Planeta do Brasil
Mary Del Priore é uma inspiração para mim, adorei esse livro, adoro tudo o que leio dela na internet e quero muito os outros livros dessa historiadora incrível. Sobre "Histórias Íntimas" ela conta a história do sexo e da intimidade no Brasil. Pesquisa impecável, linguagem gostosa de se ler. O legal é que ela mostra a como questões políticas, econômicas e sociais influenciavam a vida privada dos brasileiros de outrora.


Gostou? O que você quer ver num próximo post?  Uma coleção? Moda? Filmes? Participe!


XoXo,
Grazy

16 comentários

  1. Respostas
    1. Jessi, vi na livraria que há um livro com a história da irmã dela. "Depois de Auschwitz". Quero ver se leio e trago a resenha! Beijinhos ♥♥

      Excluir
  2. Oii Grazy, não conheco alguns, mais sou apaixonada pelo da Anne Frank.
    Indico para todos.
    Adorei as indicações.
    Biejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler algum indicado venha me contar se gostou Livia!
      Beijão!

      Excluir
  3. Oi Grazy, adorei o post e já anotei aqui este do Gilberto Freyre, dos modos e moda, obrigada pela lista!
    Beijos
    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo Anna, é um livro muito legal!
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu odiava história. Aprendi a gostar quando cursei o magistério no ensino médio. Li um livro chamado "A historia da riqueza do homem" e me apaixonei. Falando nele preciso relê-lo, pois é muito bom. Já ouvi falar desse 1808, vendeu muito e estava na lista dos mais vendidos segundo a revista veja. Anne Frank li e amei. Esse dos modos dos homens e moda das mulheres deve ser massa. bjsss www.janelasingular.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, nunca li esse da "Historia da riqueza do homem", porém ouvi falar.
      Beijinhos!

      Excluir
  5. Eu já li o 1808, Anne Frank e até já vendi o Histórias Intimas. Quero muito ler os outros títulos.
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela! Leia e depois vem me dizer se gostou!
      Bjinhos

      Excluir
  6. Oi Grazy
    Já li 1808 e gostei, preciso ler os outros ...
    No colegial, tive um professor que contava os fatos históricos e eu adorava.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  7. não sou muito fã de história confesso,pode ser que no futuro eu leia um desses ai
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian. Muitas vezes não gostamos de história porque os livros são chatos. Mas alguns desses títulos talvez tomem seu coração!
      Bjinhos!

      Excluir
  8. Carambaaa!!! Eu não sabia que esses livros com datas eram sobre o Brasil, me julgue hahaha Adorei demaaaais as dicas! Só conhecia o Anne Frank =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe, Michelli!!! O bom desses títulos é que nunca mais esqueço o ano que cada coisa aconteceu na história do Brasil!
      Bjinhos

      Excluir