Lavando roupas no apê.


Se tem uma coisa que tive dificuldade em acostumar morando em apê é a rotina para se lavar roupa, já que o espaço pra pendurar as roupas é bem pequeno. Além disso, somos uma família de 2, então muitas vezes não se acumula tanta roupa pra lavar. Nesse post eu vou explicar a minha rotina para lavar roupas e o malabarismo pra secar tudo sem secadoras de roupas!

Como comentei, somos uma família pequena, então não temos muita roupa pra lavar. Então tenho três esquemas:

  • Lavar as roupas de uso: Roupas de uso são lingeries, camisetas, calças, bermudas, meia, etc... Geralmente eu não separo por cor, porque senão não enche uma máquina. O que eu separo são roupas que soltam tinta (não tenho nenhuma) ou vestidos-camisas-calças de festa, que são de material mais delicados. O paletó do terno eu levo à uma lavanderia, mas meus vestidos eu lavo sozinho na máquina.
  • Toalhas e tapetes: Lavo na mesma maquinada as toalhas de banho, de rosto e os tapetes atoalhados de saída de chuveiro. Como eu tenho bastante toalhas acabo acumulando um pouco no cesto. Mas antes de deixar no cesto eu deixo secar no varal. Aqui também vai os panos de louça! Geralmente eu coloco os panos de louça de molho num branqueador e antes de irem pra máquina eu esfrego no tanque pra tirar bem o branqueador e não manchar as outras toalhas. 
  • Roupas de cama e toalhas de mesa: Tenho sérios problemas com a roupa de cama (principalmente para secar). Então separo 1 dia todo para lavar-secar essas peças. Geralmente eu acumulo fronhas, 1 lençol e 1 cobre-leito. No inverno geralmente uso capa no edredom, porque para mim é mais fácil lavar e secar uma capa do que um edredom enorme. Meu drama é que minha cama é queen size, então tudo é enorme e pesado. Geralmente lavo a capa sozinha na máquina.
  • Tapetes pesados, cortinas e capas de almofadas: Essas são lavadas periodicamente e de acordo com a necessidade. Eu não tenho tapetes pesados em casa, porque o Dominic come as bordas de tapetes sabe? Então prefiro nem usar.

E pra estender tudo isso no varal

Como eu separo tudo por dia acaba mais fácil. Aqui no meu prédio não tem um espaço com varal, além disso, não se pode ter varal alto acima do parapeito da sacada. Então temos 3 varais de chão, dois maiores e um pequeno.

  • Secar as roupas de uso: Penduro as roupas no avesso, assim o sol não destrói tanto as peças. As lingeries eu penduro no varal menor enquanto as outras roupas são intercaladas nos varais maiores. Deixo as roupas mais pesadas pra frente, assim pega mais sol e mais vento.
  • Toalhas e tapetes: Toalhas de banho vão intercaladas nos varais maiores. Toalhas de rosto e panos de prato, além dos tapetes (que são do tamanho de toalhas de rosto) ficam no varal menor. 
  • Roupas de cama e toalhas de mesa: Aqui rola um malabarismo! As fronhas vão pro varal pequeno, junto com a toalha de mesa que fica dobrada em 2 (e ocupa dois varais). Minhas toalhas de mesa são de um tecido fácil de secar! O lençol ocupa um varal grande inteiro e o cobre-leito precisa ficar dobrado ao meio sobre um varal maior. Essas roupas precisam de manutenção ao secar: ocasionalmente precisa-se virar, desdobrar e dobrar de outra forma pra que seque tudo! As fronhas secam mais rápido, então ao perceber, retiro-as e abra um pouco mais a toalha de mesa no varal onde as fronhas ocupavam espaço. A capa de edredom ocupa dois varais de chão. Ainda assim preciso virar a peça algumas vezes para secar completamente. 
  • Tapetes pesados, cortinas e capas de almofadas: As minhas cortinhas são de "voil" então são super fáceis de secar, ás vezes nem vai pro varal, vai direto pra janela que fica aberta e trata de secá-las. Se for pro varal, precisam de 2 ou três dobras, pra não arrastar no chão. Das janelas menores só precisam ficar dobradas ao meio (desvirando de vez em quando pra secar o outro lado). Tapetes pesados, depende do tamanho. O capacho que temos cabe tranquilo no varal pequeno, assim como outros tapetes de casa. O tapete da sala mandamos lavar fora.
Se você pode ter varal alto uma dica: seque as camisetas e blusinhas em cabide! Assim nem vai precisar passá-las.
Como eu não tenho espaço, acabo ficando com os jeans, camisetas, camisas e bermudas para passar. O uso do amaciante ajuda muito a desamassar as roupas! Use sempre! 

Produtos que uso e recomendo:



01. Alvish: É um alvejante sem cloro que minha mãe me trouxe. Ele é muito bom!
02. Ariel Líquido: Um bom lava roupas.
03. Omo Líquido: Esse é um especial pra roupas delicadas escuras! O preço dele é alto, mas como é pra usar ocasionalmente vale a pena.
04. Amaciante Ype: Adoro! Já usei outras marcas, como Fofo e Confort, que também gosto. Ultimamente tenho usado Ype.
05. Vanish: Aquele produto milagroso, que tira manchas chatas, compro o refil sempre, é mais econômico,
06. Omo Multiação: 9 em cada 10 donas de casa indicam. Não uso Omo nas roupas escuras, pois mancharam muitas roupas minhas (com outras lavagens foi saindo a mancha). Uso nas brancas e principalmente nos panos de prato.

E ai, como é a rotina aí na sua casa? Gostou da dica? Deixa um comentário aqui e também diga-me o que você gostaria de ler sobre cuidados do lar!

XoXo,
Grazy

4 comentários

  1. Grazy, eu estou começando a sofrer só de imaginar essa rotina no ap. Vou tirar uma semana pra lavar tudo antes da mudança haha... depois só ir me adaptando! Amei as dicas ♥ Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofre não! Se organizar não tem sofrimento. Bora colocar tudo no planner!!

      Excluir
  2. Vou admitir: quando o varal tá cheio, penduro lençol nas portas do quarto e do escritório. Morar em apto é FODA. askjdhaskdjhas

    ResponderExcluir