10 coisas que me lembram a época da escola

E lá se vão 12 anos desde que eu saí da oitava série em 2002. Pra mim, escola significa "ensino fundamental", porque o segundo grau foi uma tortura! Tenho boas lembranças da minha vida escolar, da 5ª à 8ª séries, pois era sempre a mesma galera que estudava juntos e formamos uma boa turma, algumas amizades ainda estão junto de mim...

  1. Amigos - Vamos começar com os amigos então!!! As minhas melhores amigas são da época do colégio. São minhas amigas desde a segunda série. Tinha o amigo menino também, que foi grande companheiro até pouco depois no ensino médio. Depois acabou tomando um rumo diferente. Com as meninas foi diferente: por mais que tenhamos passado por dificuldades (2 gravidez adolescentes no fim do ensino médio) nós nunca deixamos de nos falar. Cada uma tem sua família, ou como eu, na construção de uma. Mas pelo menos uma vez por ano damos um jeito de nos ver (sou a única que mora noutra cidade). Amigas, amo vocês! ♥
  2. Aparatos escolares - Tenho muitas lembranças de aparatos escolares da minha vida de ensino fundamental. Eu tive uma mochila, na primeira série, que era do Aladdin e da Jasmine no tapete, linda, com uma aplicação de miçanga numa estrela do céu. Também lembro de uma lancheira de plástico pink da Barbie em formato de coração. Também tive um estojo de madeira, um estojo de pelúcia e o tão famoso estojo com vários compartimentos que abrimos com o toque de um botão (tinha cola, fita adesiva, borracha, lupa, régua...)
    Meu estojo tinha compartimento idênticos a esse! Mas não lembro se era da Hello Kitty. 
    1. Materiais escolares: Falando em materiais escolares, eu lembro de uma régua que todo mundo tinha, que tinha uma água com bichinhos e coisinhas coloridas boiando... Embaixo da régua tinha uma "régua de nuvenzinha" que eu enfeitava os títulos das matérias. As canetas de gel com cheirinho eram uma sensação também! 
      Eu tive uma dessa azul, de peixinhos! ♥
    2. Fichários: Comecei a usar fichários quando os cadernos começaram a pesar demais! Assim eu não precisava de mochila e só levava folhas o suficiente para o dia. Além disso podia deixar as matérias dos bimestres passados pra evitar peso. Adolescente preguiçosa é pouco!Também tinha um estojo pra se encaixar no fichário, o meu era vermelho! 
      Na Oitava Série era moda os fichários da Turma da Mônica. O meu era da "Monicalisa".
    3. Apresentações: Minha turma era super ativa na escola. Vira e mexe a gente fazia um teatro ou uma apresentação musical. Sempre dançávamos nas "Feiras de Artes" e até nas feiras de outras escolas. Éramos muito bons e fico pensando que seríamos melhores se tivéssemos o Just Dance do Wii na época.
    4. Festas: Nossa turma foi precursora em muitas coisas lá na "escolinha". Fomos os primeiros a organizar uma festa de Halloween e os primeiros a organizar a "despedida" no final do ano: uma guerra de água sem precedentes. Não posso esquecer das nossas festas juninas: um ano tínhamos uma barraca da videokê e na outra de churros. Ambas foram sucesso total de vendas!!
    5. Jogos escolares: As escolas paravam uma semana para os jogos. Lá era a oportunidade de conhecer pessoas de outras escolas e também para namoricar! Grandes amores e corações partidos foram histórias coadjuvantes dos jogos escolares. E essa que vos escreve foi campeã de Handebol em 2002.
    6. Brigas e Bullying: Na minha época bullying era normal. Eu era zoada porque era seca igual palito, nariguda e tinha pezão. Na minha turma todo mundo tinha um problema e a gente se chateava e ria ao mesmo tempo. Tinha a menina fedida, o menino estranho... E as brigas! De vez em quando tinha arranca-rabo, quase sempre por causa de namoradinhos/as. Uma das minhas melhores amigas combinou uma briga "fraude" com o meu melhor amigo: não aconteceu. Mas a gente deu risada do plano.
    7. Cabular aula: De vez em quando a gente cabulava aula. Mas apenas uma é memorável: todos da turma cabularam aula e foram pra casa de uma das minhas melhores amigas. Encontraram a gente lá e tivemos que fazer hora extra na escola! 
    8. Viagens: Foi em 2001 e 2002 que fiz as viagens da época da escola. Fomos ao Beto Carrero World e para a Cascanéia (um parque aquático em Gaspar-SC). Foram viagens memoráveis. O que mais fez falta foram as câmeras de celulares e digitais, seriam boas lembranças guardadas!

    Depois voltei à escola do meu ensino fundamental para lecionar História e Geografia. Alguns dos meus professores se tornaram colegas. Mas muita coisa tinha mudado. Minha turma adorava estar na escola, passávamos, às vezes, o dia todo lá! Vejo uma falta de confiança nos adolescentes de hoje, uma falta de vontade e de preparo. Acho que foi isso que me afastou de lecionar. Mas, minhas lembranças boas de ensino fundamental são preciosidades, e guardo cada um que passou por ela no meu coração.

    Uma homenagem aos que partiram na grande viagem, aos que tomaram bons rumos e os que ainda permanecem comigo...

    XoXo,
    Grazy

    Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Rotaroots, um grupo criado por blogueiros old school, a fim de manter aceso no coração dos blogueiros antigos e novos a vontade de escrever o que se sente de forma pessoal, sem textos prontos ou comerciais. Aqui o que impera é personalidade e o amor ♥ 

    4 comentários

    1. Oiii Grazy, que post interessante.. rsss
      Eu tive uma régua dessa e adorava. Sobre o fichário, só fui ter no ensino médio, eu era muito desorganizada (não que tenha mudado muito.. rs). Já sofri bullyng na escola, mais antes nem era como agora e sempre me sai super bem. Matar aula? Só se fosse pra dormir, nunca quis matar aula pra ir a shoppings e passear (#preguiçosa).
      Amei ler esse post. Muito bom!
      Beijos
      www.decorarepreciso.com.br/blog

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Hahahahahaha, eu adoravaaaa ir pra escola pra estar junto dos colegas, nem tinha preguiça. Mas no segundo grau eu morria, odiava ir. Kkkk
        Beijos!

        Excluir
    2. Cara, eu adoro ler os posts dessa blogagem coletiva. Pelo que você contou seu ensino médio foi uma delícia!
      Meu brógui <3

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Na verdade foi o ensino fundamental (até o oitavo ano). Meu ensino médio foi depressivo pacas, nem gosto de lembrar. Kkkk.
        Beijos

        Excluir