Cuide-se!

Oi povos! Hoje eu vim escrever sobre algo que acho extremamente importante: a saúde da mulher! A pouco saímos do "outubro rosa" e ingressamos no "novembro azul" (homens também precisam se cuidar!), e acabei nem escrevendo sobre a campanha de prevenção do câncer de mama. Na verdade eu gostaria de falar mais!
Lembro que quando eu estava na faculdade eu era a mais nova da turma, porém era uma das mais "instruídas". Noventa porcento das meninas que estudavam comigo e no auge da maturidade sexual nunca tinham ido ao ginecologista. Perguntei o porque e a ~vergonha~ imperou nas respostas. Hoje em dia não é diferente: muitas meninas, em atividade sexual ou não, nunca foram ao ginecologista.
Legal ter uma campanha de prevenção de câncer de mama, mas há outros problemas que acometem garotas pelo mundo inteiro, como o câncer do colo de útero, endometriose entre outros problemas que se identificados com antecedência torna o tratamento mais eficiente.
O mais importante dos exames é o papanicolau:
Cada vez mais há estudos que comprovam a importância dele. O mais recente, divulgado dia 9 de janeiro pela revista Science Translational Medicine, aponta que o teste poderá detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças. (Fonte Minha Vida online).
Fui no início do mês e fiz meu exame. Acusou alguma lesão, mas a médica disse que nada grave. Além disso a consulta ao ginecologista consiste em uma conversa onde você conta as mudanças do seu corpo. Eu engordei muito depois que fiz uso de anticoncepcional, e nessa consulta ela preferiu mudar pois as doses de hormônios que eu consumia era muito forte. Assim trocou as pílulas e me pediu para perder peso, além de ter pedido alguns outros exames. Acompanhamento para estudar os resultados! Vá uma vez por ano, duas com o retorno!

Você se sente envergonhada de ir ao médico? Procure uma profissional mulher se for te deixar mais a vontade!

O exame dói? Não. Ele é um pouco desconfortável mas nada de assustador, é um desconforto seguido de uma leve cólica. Geralmente a dor ou desconforto maior é causado mais pelo psicológico do que pelo exame em si. Então relaxe e pense que é pelo seu bem.

Espero que todas as leitoras sejam as espertas que fazem seus exames todos os anos, e as que tem vergonha ou não vão por outro motivo, saibam que cada mulher apoia a outra, então sinta-se com a mão fortemente segurada. E aos meninos que possam estar lendo o post cobrem das mulheres que o cercam esse cuidado com a saúde. Muitas doenças são silenciosas.

A consulta é de extrema importância para todas as mulheres, conheça seu corpo e cuide-se!

3 comentários

  1. Super importante ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano! Não é vergonha nenhuma se cuidar, né?

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o post, Grazi. É importante mesmo!!
    Bjos pra vc!

    ResponderExcluir